Dia Livre de Impostos



Dia Livre de Impostos

Hoje  (25/5), ocorre a 17ª edição do DLI (Dia Livre de Impostos). Mais de 50 mil lojas de todo o país participam da maior ação de conscientização da população e do varejo sobre a alta carga tributária paga no país. Entre os participantes, vários postos de gasolina se mobilizaram e vão vender combustível sem cobrar o valor referente aos impostos. Shoppings e comércios de rua também aderiram à mobilização realizada pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e a CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem) em mais de 1.200 cidades brasileiras.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, o DLI também é uma forma de pressionar o Parlamento a melhorar o sistema tributário nacional. “A Reforma Tributária se tornou urgente e fundamental para a manutenção das empresas do país, para a geração de empregos e para o desenvolvimento econômico”, afirma.

A ideia da ação é materializar como os impostos representam grande parte do preço dos produtos, por isso, no Dia Livre de Impostos, os lojistas participantes comercializam suas mercadorias e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.

“A nossa principal intenção é unir os consumidores e os lojistas em uma ação de conscientização e de protesto, para mostrar a insatisfação que temos com o sistema tributário do país que necessita de uma reformulação urgente”, detalha Raphael Paganini, coordenador nacional da CDL Jovem.