Uergs Montenegro premiada em festival nacional de Teatro


O espetáculo O Polvo, realizado pela Uergs em Montenegro, conquistou três das 10 indicações no XXVI Festival de Teatro do Vale do Paranhana (Festivale), que aconteceu entre os dias 24 e 30 de junho na cidade de Rolante (RS).
O Polvo conquistou os prêmios de melhor figurino, melhor cenografia e melhor direção. O espetáculo, escrito e dirigido pelo professor do curso de Teatro Marcelo Ádams, aborda oito temas envolvendo assuntos como violência contra mulheres, relacionamentos homoafetivos, empoderamento feminino, entre outros. Seu nome foi escolhido pela metáfora do crustáceo de oito tentáculos cujas ventosas se agarram aos objetos que deseja alcançar.
“A exemplo de um polvo, a encenação também propõe breves e intensas experiências aos espectadores-testemunhas, que são tocados pela contundência emocional de cada cena e confrontados com a urgência dos temas apresentados: violências físicas e emocionais com as quais se deparam as personagens”, conta Ádams.
O elenco é formado por estudantes de Teatro da Uergs. Estão em cena: Ândy, Caroline Costa, Denise Cruz, Eduardo Fronckowiak, Evandro Samuel, Gabriele Manteze, Jaqueline Mayer, João Pedro Corrêa, Luana Corrêa, Maria Carolina Aquino, Mari Mü, Matheus Ramires, Tiago Bayarri e Yuri Niederauer.
O Festivale é o mais antigo festival de teatro em atividade no Rio Grande do Sul e reúne espetáculos das categorias Teatro Infantil e Teatro Adulto. Essa edição contou com espetáculos de diversas cidades gaúchas e de Santa Catarina.
FONTE: