A chave para a felicidade é encontrar sua vocação e assegurar uma oportunidade para segui-la


O educador norte-americano John Dewer é o autor da seguinte frase: “A chave para a felicidade é encontrar sua vocação e assegurar uma oportunidade para segui-la”. E este pensamento tem relação direta com a trajetória de vida da vovó Emerita Santana, que após passar por vários períodos de mudança manteve-se firme nos seus propósitos e ainda continua, com muita felicidade, na liderança da empresa Santana e Cangussu, conhecida popularmente como Mercearia Santana, em Teófilo Otoni/MG.
Emerita Cangussu Santana nasceu em Pavão, cidade localizada a 100 km de Teófilo Otoni. Aos 20 anos de idade, se casou com o senhor Elenísio Passos de Santana e foram morar na fazenda. Anos depois, voltaram para a cidade e construíram uma casa e uma loja.
Em 1976, o casal montou uma pequena mercearia no encontro das ruas Alzira Lopes de Souza e Miguel Peixel, no Bairro Ipiranga. A ideia do negócio era aproveitar o espaço ocioso da loja localizada embaixo da casa para comercializar produtos de primeira necessidade para moradores vizinhos. O negócio estava indo bem e na direção correta até que, em 1986, o senhor Elenísio Santana faleceu e a vovó Emerita Santana assumiu, em parceria com o filho Sérgio Santana, a gestão da empresa. A partir daí, foram ampliando o negócio incorporando a padaria e, em seguida, o açougue.
Em 1997, Sérgio Santana foi convidado para participar com a sua prima de um negócio na área de nutrição animal em Carlos Chagas/MG e, com isso, a vovó Emerita precisou assumir sozinha o comando do negócio.
A Santana e Cangussu Indústria e Comércio está com as portas abertas há mais de 41 anos possuindo mais de mil itens nas prateleiras incluindo cereais, enlatados, laticínios, congelados, frutas, bebidas, produtos de limpeza, higiene pessoal, artigos de escritório, brinquedos, presentes e, aproximadamente 200 clientes cadastrados nas compras dos mensalistas, antigamente chamados de clientes da caderneta do “fiado”.
A Santana está estabelecida numa área de 187 metros quadrados e conta com 12 funcionários para prestar um atendimento diferenciado e aconchegante com oferecimento de cafezinho e biscoito para todos os clientes que adentram a loja. A divulgação do estabelecimento é feita através de propaganda boca-a-boca e consegue captar clientes dos bairros mais distantes da cidade, devido principalmente à padaria e ao açougue. Os fregueses que desejam conveniência nas compras podem utilizar o serviço de tele-entrega através do telefone (33) 3521.3288.
Emerita Santana deixa uma mensagem para quem deseja empreender: “Mãos à obra para enfrentar os desafios” e complementa: “é preciso ter coragem e fé em Deus”. Sabe qual o maior segredo da Mercearia Santana? A felicidade e a simpatia da Dona Emerita, a vovó do empreendedorismo. #ficaadicadadonaEmerita #vovódoempreendedorismo #teófilootoni

Crédito:
Cristiano Lopes - Palestrante profissional, consultor empresarial, e professor universitário para programas de MBA