Pacientes de outras localidades não serão atendidos na Unidade de Saúde de Montenegro



O tema saúde, sempre que abordado, é discutido com a máxima relevância pois tem como essência envolver toda a comunidade. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montenegro sabe da ímpar importância e, por isso, está sempre ativa a resolver questões que refletem na saúde do cidadão. O delicado tema é seguidamente criticado sofrendo, inclusive, inverdades nos atendimentos. Para tanto, a SMS faz questão de expor alguns pontos de suas unidades e sistema de trabalho, estreitando assim a aproximação junto à comunidade.


A Unidade de Atendimento Básico Noturno da SMS, não é um plantão e é custeada integralmente com recursos municipais e realiza um atendimento estendido, das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira. As consultas são destinadas a moradores de Montenegro, que comprovem residência na cidade e possuam o cartão do SUS do município.

São atendidos casos de enfermidades agudas de baixa complexidade, não contemplando, portanto, renovações de receitas, fornecimento de laudos, atestados e encaminhamentos médicos. A equipe, formada por dois médicos, um enfermeiro, dois técnicos em enfermagem e um assistente administrativo, atende à demanda espontânea, porém, com a capacidade restrita a 50 atendimentos por noite.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Ana Maria Rodrigues, o atendimento é realizado através de classificação de risco e acolhimento, realizado por enfermeiro. “Caso algum paciente chegue ao atendimento básico noturno com quadro de urgência e emergência será imediatamente encaminhado ao Hospital Montenegro, após contato entre a unidade básica e o HM. Como o município dispõe de ambulância de simples remoção, os casos classificados na urgência e emergência são transportados através de ambulância do SAMU”, explica a chefe da pasta.

Segundo ela, ainda, o município mantém contrato de prestação de serviços para Pronto Atendimento de Urgência e Emergência com o Hospital Montenegro 24 horas, de segunda a sexta-feira, incluindo sábados, domingos e feriados.

Vale lembrar que todos devem apresentar o CARTÃO SUS para o atendimento em saúde em TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE e, quando a equipe tem dúvidas da veracidade das informações apresentadas, a SMS realiza visita domiciliar para comprovar tais informações, visto o elevado número de pessoas de outras cidades que procuram o serviço de saúde de Montenegro.

Pacientes oriundos de outras localidades não serão atendidos, visto que a Unidade de Saúde da cidade não é referência regional para atendimento.

Foto: ACOM