Dia Mundial de Combate às Hepatites em Montenegro


No Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, a Administração Municipal através da Secretaria da Saúde está com profissionais da área da saúde na praça Rui Barbosa, no centro da cidade. No local as dúvidas da população estão sendo esclarecidas e também acontece a distribuindo materiais preventivos.

Os especialistas alertam a população para cuidados rotineiros e simples capazes de evitar a contaminação dos tipos mais comuns da doença no Brasil: A, B e C.
“Hoje aguardamos a população, quem tiver interesse em obter mais informações pode passar por aqui e conversar conosco”, afirma a enfermeira Kátia Kern de Jesus.

A higiene pode prevenir a transmissão do tipo A, que ocorre por ingestão de água e alimentos contaminados. Sempre lavar as mãos com sabão depois de ir ao banheiro, ferver a água em locais onde não há água clorada, higienizar os alimentos são algumas dicas evitar esse tipo de hepatite, doença que atinge o fígado.

O município também oferece o exame preventivo da Hepatite, que pode ser feito na vigilância na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira. Não é preciso ter pedido médico, basta chegar e requisitar, qualquer pessoa de 0 a 49 anos pode fazer.
“Estava passando por aqui e parei, creio que todos precisam fazer o exame. Não sabia que era gratuito, também irei fazer. Atitudes como essas são de extrema importância”, enfatiza Regina Garcia de Mattos.
Mais informações na Vigilância Epidemiológica: 36321113