Vereadores aprovam contratos do magistério de Montenegro




Em Extraordinária, Vereadores 
aprovam contratos do magistério.

Em Sessão Extraordinária da Câmara segunda (17) pela manhã, atendendo convocação do Prefeito Paulo Azeredo (PDT), os Vereadores aprovaram a solicitação de Urgência na votação e o projeto de lei 47/13, do Executivo, que trata da prorrogação dos contratos temporários dos profissionais da Educação, em caráter excepcional. Conforme o texto, estes contratos foram autorizados pela Lei 5.613, de 10 de abril de 2012.

O prazo da nova prorrogação vai até 31 de dezembro de 2013. No entanto, rejeitaram a Urgência para a apreciação do projeto de lei 48/13. 
Matéria semelhante foi encaminhada recentemente pelo Prefeito Paulo Azeredo (PDT), que também solicitou Sessão Extraordinária para sua votação. Em atendimento, a Presidenta da Câmara convocou os Vereadores. Na última quarta, a Sessão chegou a ser aberta. Como não houve presença suficiente de Vereadores em plenário, para validar a votação, teve que ser encerrada por falta de quórum. 
“O projeto continha equívocos, os quais foram apontados pelo Consultor Jurídico da Câmara. Os Vereadores não compareceram, com isto evitando o caos. Caso rejeitado, não poderia mais entrar este ano na pauta de votações”, explica a Presidenta Rose Almeida.

Em função disto, o Prefeito fez sua retirada e solicitou mais uma convocação de Sessão Extraordinária. Esta ocorreu na manhã de segunda-feira (17). Em pauta, uma nova proposta referente às contratações, desta vez na forma de dois projetos de lei. No debate, os Vereadores Márcio Müller (PTB), Marcos Gehlen (PT) - ”Tuco” e Renato Kranz (PMDB) alegaram que sua aprovação seria necessária, “para salvar o ano letivo”. 

Também fizeram alerta ao Executivo para não encaminhar matérias “na última hora”. “O Prefeito eleito sabia destes contratos desde a época da transição de governo, em 2012”, enfatiza Kranz. O pedetista Ari Müller afirmou que votaria com a maior tranquilidade, pois o parecer do Jurídico é favorável. O projeto foi aprovado por nove votos. Conforme o Regimento, nestes casos a Presidenta não vota. 

Já o pedido de Urgência na votação do projeto 48/13, que trata da contratação de quinze novos profissionais foi rejeitado por seis votos. Os Vereadores entenderam que precisaria ser mais bem analisado. “Não sabemos se os cargos existem, o que seria primordial para podermos colocar em votação”, pontuam. Como os Vereadores Tuco, Naná, Rose, Renato, Márcio e Zanatta rejeitaram apenas a Urgência o projeto continua em tramitação, passando a ser analisado na Comissão Geral de Pareceres (CGP), a partir da próxima terça-feira.