Entidades preparam conscientização sobre Lei Seca em Montenegro


Sexta (26) na SMEC, no Parque Centenário, serão discutidos detalhes de um evento que objetiva educar sobre a Lei Seca. O tema vem sendo discutido durante este mês com vários setores da comunidade, por iniciativa do Vereador Roberto Braatz (PDT). Nos primeiros encontros, a conclusão foi de que para a legislação realmente ser aplicada não basta apenas ações repressivas. Deve ocorrer, paralelamente, educação e conscientização, para haver resultados mais efetivos no combate ao uso do álcool.
Com esta finalidade, sexta (19), os participantes tiveram maiores detalhes sobre o trabalho da SMEC. Foram recebido pelo Secretário Renato Kranz e equipe do Departamento de Educação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Após ter visitado dois estabelecimentos, Pedro Afonso da Silva Francilio, da Brigada Militar constatou que as escolas não sabem como agir com crianças envolvidas em atos infracionais, tanto os que envolvem crimes como furtos como ocasionados pelo consumo de álcool e drogas.
Conforme o Secretário, a orientação passada pela SMEC é o efetivo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Também existe o que qualificou de “relação estreita e parceira” com o Conselho Tutelar, além de reuniões periódicas com o Ministério Público para tratar sobre a rede de atendimento. Precisamos instaurar uma cultura de paz na escola, nas relações sociais, em todos os lugares, defendeu o Secretário.
Também participaram Amoreti Francisco Tavares, da Polícia Civil, o Conselheiro Tutelar Rafael Alexandre Kebach e a Vereadora Iria Camargo (PPS).