VII Conferência Municipal de Assistência Social de Montenegro


VII Conferência Municipal de Assistência Social aborda implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)


Qualificação da gestão dos serviços, programas e benefícios do SUAS também foi debatida

O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) realizou na noite de ontem (13) e durante o dia de hoje (14) a VII Conferência Municipal de Assistência Social, no plenário da Câmara de Vereadores. O objetivo foi avaliar e propor diretrizes para aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Profissionais de entidades ligadas a Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD) e conselheiros do COMAS participaram da atividade, também para tratar a respeito da lei PLSUAS sancionada pela presidente Dilma Rousseff, na quarta-feira passada (06).



O evento contou com as palestras da assistente social, Henriette Castro, e da psicóloga Fernanda Legnaghi, ambas da equipe de gestão da Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul, que debateram o tema central enfatizando a implantação do SUAS e detalhando o atendimento do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). A diretora de Assistência Social e Cidadania, Leda Esmério, explicou que as palestrantes também abordaram questões relativas à qualificação de novos técnicos, que deverão ser contratados para trabalharem em Montenegro. São terapeutas ocupacionais, educadores de rua, pedagogos, entre outros. Mas são funções que serão implantadas aos poucos pelo município, ressaltou Leda.

Além disso, foram realizadas apresentações artísticas e oficinas. No fim do dia, foram escolhidos os delegados que irão participar da IX Conferência Estadual de Assistência Social. A VII Conferência Municipal de Assistência Social teve o apoio da Câmara de Vereadores, Jornal Ibiá, Rádio América, Imobiliária Teto, IMEC, CORSAN e ACOM-Prefeitura.