INFORMATIVO GERAL DA DIOCESE DE MONTENEGRO 26/1/2011

PASCOM DO REGIONAL SUL 3 PLANEJA AÇÕES PARA ARTICULAR COMUNICAÇÃO ENTRE AS DIOCESES

O objetivo é aproximar e criar uma unidade no que diz respeito à comunicação nas 18 dioceses gaúchas. Para isso, os integrantes da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Rio Grande do Sul estiveram reunidos na última segunda-feira, dia 24, na sede do Regional Sul 3 da CNBB, onde discutiram as ações que serão realizadas em 2011 para alcançar esta meta.
O encontro contou com a participação da assessora de comunicação da CNBB Sul 3, Daiane Bristot, do padre César Leandro Padilha (Arquidiocese de Porto Alegre) e das jornalistas Dorcelina Gomes (Diocese de Novo Hamburgo), Amanda Fetzner (Diocese de Montenegro) e Cynara Baum (Arquidiocese de Porto Alegre).
A assessoria de comunicação do Regional fará contato com os bispados ressaltando a importância da unidade entre as Pastorais da Comunicação, uma vez que a maioria das dioceses já realiza algum trabalho na mídia, como redes sociais, sites, rádios, jornais e informativos. “O que a equipe almeja é uma linguagem única, consideradas as realidades de cada diocese e o fortalecimento desse serviço, com o apoio da Pascom Regional”, destaca Daiane.

As principais ações

No encontro, ficou definida a participação dos agentes da Pascom Regional nas reuniões de Organismos da CNBB Sul 3 e a realização de reuniões presenciais e online. Também foi programada uma tarde formativa e celebrativa dirigida ao clero e aos agentes da Pascom a nível Interdiocesano, de 24 a 27 de maio. Esta será uma das ações referentes ao 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 5 de junho, e que terá como tema Anúncio da verdade e autenticidade da vida na era digital.
No dia 5 de junho, Pascom e profissionais da área da comunicação também refletirão a temática do Dia Mundial das Comunicações Sociais. Nosso objetivo é dialogar com os veículos dos meios de massa, no sentido de aproximá-los da mídia católica, explica Dorcelina.
Para o segundo semestre, de 14 a 16 de outubro, foi sugerida a realização do 1º Encontro Regional de Formação, que privilegia palestras, seminários e oficinas sobre as diversas experiências comunicativas. Todas as ações são baseadas nos três princípios que norteiam o projeto nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom): Espiritualidade, Formação e Articulação.

Foto: Pascom


EMPOSSADOS NOVOS COORDENADORES DE PASTORAL
Familiares e amigos dos padres José Inácio Steffen e Rafael Luis Groth estiveram na Cúria Diocesana, na última segunda-feira, para acompanhar a missa de posse dos sacerdotes como coordenador e vice-coordenador de Pastoral de Montenegro. Funcionários da Mitra, padres e a imprensa local também se fizeram presentes.
Após a celebração, presidida pelo bispo Dom Paulo De Conto, todos participaram de uma confraternização. Pe. Inácio e Pe. Rafael destacaram o desafio que o novo trabalho implica, mas se disseram honrados e motivados a atuar junto às 30 paróquias da Diocese.

Fotos: Posse padres Inácio e Rafael / Posse padres Inácio e Rafael 2

 
Agenda
- 29/01: Posse do Pe. Hugo Mentges na Paróquia Três Santos Mártires das Missões (Salvador do Sul) - 19 horas
- 30/01: Posse do Pe. Fabiano Canal na Paróquia São Cristóvão (Estrela) - 9 horas
 
Amanda FetznerAssessora de Comunicação da Diocese de Montenegro
MITRA DA DIOCESE DE MONTENEGRO
Rua Assis Brasil, 1167
95780-000 - Montenegro/RS
Telefone: (51) 3632 3320 ou (51) 9172 2700
www.diocesemontenegro.com.br