Expomonte MONTENEGRO



Diretoria de Trânsito divulga planejamento de trânsito para a Expomonte

A partir do dia 23 de junho, o Departamento de Transporte e Trânsito (DTT) estará operacionalizando o sistema de planejamento de trânsito para a região que contempla o Parque Centenário de Montenegro, que receberá a 3ª Expomonte. O objetivo da ação é assegurar o fluxo, mobilidade e acessibilidade dos veículos além da segurança destes e dos pedestres, explica o diretor do Departamento de Transporte e Trânsito, Luiz Fernando Flores da Silveira.

A sinalização horizontal, como faixa de travessia de pedestres, faixas de retenção de veículos, marcas de advertência e divisores de fluxo, foram totalmente revitalizados nas vias de acesso ao Parque Centenário. A rua Ramiro Barcelos também deverá receber a revitalização da sinalização horizontal. O trajeto do transporte coletivo urbano não sofrerá alterações, apenas recebendo reforço diário, especialmente em dias de shows, a fim de atender a demanda de visitantes ao local da festa. Caso for necessário, eventuais modificações poderão ser implantadas com a devida urgência.

O DTT vai monitorar o conjunto de vias que integram a área e os acessos ao Parque Centenário, durante todo o período das festividades, afirma Silveira. Caso haja necessidades de ajustes, eles serão realizados de imediato. Em episódio de congestionamentos de trânsito, poderá haver a necessidade de bloqueio de ruas, pela Brigada Militar, no caso a Rua Ibiá e Rua Ênio de Freitas e Castro (em frente ao Parque Centenário), permitindo acesso livre aos pedestres visitantes e o acesso às residências da área. Neste caso, é dado como alternativa o acesso pelas ruas Alberto Gottselig (lateral do Parque) e Buarque de Macedo.

Na rua Ênio de Freitas e Castro ficará localizado um Ponto de Táxi para seis veículos, com possibilidade de aumento, se necessário. Atendendo a Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e Resolução nº 303, de 18 de dezembro de 2008 do CONTRAN, ficarão disponíveis duas vagas de estacionamento de veículos destinadas exclusivamente às pessoas idosas, no Portão 1, na Rua Ênio de Freitas e Castro. Também atendendo à Lei Federal nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que dispõe sobre normas gerais e critérios básicos para a locomoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência de locomoção e Resolução nº 304, de 18 de dezembro de 2008 do CONTRAN, ficará disponível duas vagas de estacionamento de veículos destinadas exclusivamente a veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção, no Portão 3.

Ambos os lados da Rua Ibiá servirão para estacionamento exclusivo de motocicletas. Esta localização facilitará a fiscalização por parte da Brigada Militar, que terá um posto de permanência junto ao Portão 1, lembra o diretor. O estacionamento externo de veículos visitantes ocorrerá nas ruas adjacentes ao Parque Centenário. Já o estacionamento interno ficará localizado no Portão 3, na rua Alberto Gottselig, sob coordenação do Montenegro Automóvel Clube (MAC).

A Brigada Militar, por força de convênio com a Prefeitura Municipal de Montenegro, é o órgão responsável pela fiscalização e controle do sistema de trânsito e estacionamento externo ao Parque Centenário, destaca Silveira. O diretor também lembra que será dada atenção especial quanto ao furto de veículos estacionados na área externa ao local da festa. No Portão 1 e Portão 3, haverá presença efetiva da Brigada Militar, por serem locais principais de acesso ao Parque Centenário, tanto de pedestres como de veículos visitantes. Para qualquer comunicação de ocorrências a Brigada Militar poderá ser localizada, facilmente, nestes locais, afirma o diretor.

Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com o Departamento de Transportes e Trânsito, pelo telefone 3632-2922, ou com a Brigada Militar pelo telefone 3632-4436.

Esquema de trânsito para a Expomonte/2010

1. Para acesso de veículos visitantes ao local da festa:
Estrada Maurício Cardoso (RS 240 e RS 287);
Rua Buarque de Macedo;
Rua Ibiá;
Rua Alberto Gottselig;
Rua Flores da Cunha;
Rua Simões Lopes Neto;
Rua Vereador João Vicente.

2. Para acesso do público visitante:
Portão 1: Rua Ênio de Freitas e Castro (Frente ao Parque Centenário).

3. Para acesso de veículos de abastecimento e credenciais:
Portão 2 (SMEC) e Portão 3 (Guarda): Rua Alberto Gottselig (lateral do Parque).

4. Para acesso ao estacionamento interno:
Portão 3: Rua Alberto Gottselig (lateral do Parque).

5. Estacionamento e acesso para deficiente físico:
Portão 3: Rua Alberto Gottselig (lateral do Parque).

6. Estacionamento para idoso:
Portão 1: Rua Ênio de Freitas e Castro (Frente ao Parque Centenário).

7. Estacionamento de motocicletas:
Rua Ibiá (em ambos os lados).

8. Estacionamento externo de veículos visitantes:
Ruas lindeiras ao Parque Centenário, nos Bairros Centenário e São João.

9. Ponto de táxi (06 veículos):
Rua Ênio de Freitas e Castro (Frente ao Parque Centenário).

10. Reservado para BM/PC e Guarda Municipal:
Ao lado do Portão 1: Rua Ênio de Freitas e Castro (Frente ao Parque Centenário).
Ao lado do Portão 3: Rua Alberto Gottselig (lateral do Parque).

11. Pontos de parada do transporte urbano:
Estrada Maurício Cardoso (RS 240 e RS 287);
Rua Buarque de Macedo (Bairro Centenário/São João);
Rua Flores da Cunha (Bairro Rui Barbosa);
Rua Simões Lopes Neto (Bairro Centenário);
Rua Alberto Gottselig (Bairro Centenário);
Rua Carlos Gustavo Jahn (Bairro São João).

12. Ambulâncias/Emergência:
Acesso pelo Portão 3: Rua Alberto Gottselig (lateral do Parque);
Permanência (Plantão) no interior do Parque Centenário.