13ª EXPOTEC SÃO JOÃO BATISTA DE MONTENEGRO-RS


sábado, 7 de novembro de 2009
13ª EXPOTEC SÃO JOÃO BATISTA DE MONTENEGRO-RS
PESSEGO
RESUMO
O Pêssego é um fruto suculento de polpa carnosa com um grande caroço em seu interior. Sua casca é muito macia, de cor amarelo-rósea. Tornou-se referência de pele bonita.

Muito apreciado na forma ‘in natura’ mas principalmente para doces, sucos e compotas, o pêssego tornou-se um produto processado de alto consumo, principalmente na região sul do Brasil, onde o clima é propício para o seu cultivo.

O fruto, no entanto, não é utilizado de forma geral. O caroço e, por conseqüência, a amêndoa que ele contém, tornam-se resíduo das indústrias onde o Pêssego é processado.

Segundo nossas pesquisas, 44% das pessoas entrevistadas sequer sabiam da existência de uma amêndoa no caroço do pêssego. Entretanto, das que tinham conhecimento desta amêndoa, 96,6% sabia que nela há um ácido nocivo, que se ingerido em altas quantidades pode até matar, o ácido cianídrico. A porcentagem das pessoas que jogam fora o caroço do pêssego ficou em 90%, e das pessoas que já fizeram algum tratamento à base do pêssego, seja este estético ou medicinal, ficou em 6,66%.

Porém, este caroço e sua amêndoa não são apenas resíduos. Ambos possuem propriedades terapêuticas, podendo ser utilizados como medicamento em determinados problemas de saúde, como hemorragias, além de a amêndoa ser rica em matéria graxa, o que a torna matéria prima de sabões, perfumes e cosméticos.
Postado por G. G.