Doação de 120 mil chips de celular para pessoas atingidas pelas enchentes
Governo participa do ato de doação de 120 mil chips de celular para pessoas em vulnerabilidade
Os itens, que serão disponibilizados de forma gratuita, incluem pacotes de dados e ligações por seis meses
O secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, representou o governo do Estado no lançamento da ação que irá doar 120 mil chips de celular com pacote de internet gratuita e ligações para pessoas em vulnerabilidade social atingidas pelas enchentes. O ato aconteceu na manhã desta quarta-feira (4/12), no Teatro Roberto Atayde Cardona, em Montenegro. A iniciativa é uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Defesa Civil, do RS Seguro e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a operadora de telefonia TIM, a Central Única das Favelas (Cufa RS) e municípios.
Durante o evento, o titular da Sedes destacou a importância da inclusão digital e da proteção às famílias, por meio da comunicação em áreas de risco. "Hoje celebramos essa doação às pessoas mais vulneráveis que precisam reorganizar suas vidas, que precisam de conectividade para chegar também nos serviços públicos e nos auxílios. A comunicação é fundamental na organização de uma sociedade. Com parcerias como essa, vamos passo a passo superando as dificuldades”, disse Fantinel.
Os chips, que serão disponibilizados de forma gratuita, incluem pacotes de dados e ligações por seis meses, permitindo que os beneficiários se conectem com familiares, amigos e serviços essenciais. O coordenador estadual da Cufa RS, Junior Torres, explicou que os moradores de áreas mapeadas pelo RS Seguro, beneficiários do CadÚnico, mães solo e idosos têm prioridade na distribuição dos chips. Os beneficiários já podem solicitar o chip pelo site operadoradosul.com.br.
“Esse é um programa inovador que visa levar a conectividade para as famílias atingidas pela enchente. As pessoas irão receber 3GB de internet e 100 minutos de ligação gratuita. As entregas dos chips começarão em 15 dias”, disse Torres.
O evento contou com a presença de autoridades municipais, representantes da sociedade civil e beneficiários da ação.
Reforço na comunicação em situações de risco
Nesta quarta-feira, está sendo disponibilizada para todos os municípios gaúchos a ferramenta Defesa Civil Alertas, que enviará alertas para a população usando o sinal de telefonia celular em uma determinada área de risco. Desenvolvido em parceria entre a Defesa Civil Nacional e a Anatel, e operado pela Defesa Civil Estadual, o recurso será utilizado em casos de eventos extremos e altamente severos.
“Avaliamos essa entrega de chips como uma importante iniciativa para garantir que mais pessoas estejam aptas ao recebimento das informações da Defesa Civil, especialmente os alertas, sendo ferramenta de inclusão de grupos vulneráveis em ações de prevenção e preparação para desastres”, destacou o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.
Comentários