O maior sistema de saúde do mundo, exemplo admirado por outros países pela competência, qualidade e abrangência, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 34 anos de existência nesta quinta-feira (19).
O acesso universal e gratuito à saúde é preceito fundamental da Constituição Federal de 1988, mas a regulamentação do SUS, que deveria se dar até seis meses após a Constituição de 1988, só foi possível por conta da pressão social, fruto da mobilização dos anos 1980. Em 19 de setembro de 1990 foi promulgada a Lei 8.080.
Trata-se de um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, com mais de 48 mil unidades espalhadas pelo Brasil.
O SUS atende a uma população nacional com mais de 200 milhões de habitantes, oferecendo não apenas cuidados assistenciais (médico-hospitalares), mas também serviços de prevenção e de promoção da saúde, desde a gestação e por toda a vida.
Durante crises sanitárias que abalaram o país como o surto de H1N1 e Covid-19, o SUS esteve sempre ativo, junto com a ciência, para garantir o melhor atendimento da população brasileira. Além de amparar e levar vacinas para todo o território nacional, o SUS também é referência no tratamento de doenças como o câncer, HIV e AIDS, HPV.
A saúde como É um bem público e universal, que deve ser defendido SEMPRE.
Viva o SUS!
Comentários