Abertura Estadual da Safra de Citros será dia 17/05/23 em Montenegro RS




Abertura Estadual da Safra de Citros será dia 17/05/23 em Montenegro RS



A 24ª solenidade de Abertura Estadual da Safra de Citros já tem data e horário. O evento ocorrerá dia 17 de maio, às 13h30, na propriedade de produtor Sandro Ulrich, em Porto dos Pereiras.
Além da colheita simbólica de frutos, envolvendo autoridades e lideranças do setor, haverá um café colonial. Os alimentos servidos têm como base receitas que empregam citros. O preparo é feito pelas integrantes dos Grupos Organizados do Lar (GOLs), pela Emater e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Ernesto Kasper, explica que o evento é uma forma de chamar a atenção para a produção de bergamotas, laranjas e limões, que é a principal fonte de renda de milhares de famílias na região. “Também é uma oportunidade de agricultores, comerciantes e técnicos se encontrarem para a troca de experiências e para entregar suas demandas a políticos de diferentes esferas e tendências”, comenta.
De acordo com o escritório regional da Emater, Montenegro tem uma área plantada de citros em expansão. No último levantamento, realizado em julho do ano passado, eram cerca de 3.400 hectares de pomares, orgânicos e convencionais, dos quais em torno de 90% são destinados à produção de bergamotas.
A estimativa de produção por hectare varia por conta da idade dos plantios. Também influenciam questões como o clima, umidade do solo, cuidados com o manejo e a adubação. Em 2023, a colheita foi estimada em 400 toneladas de limões, 5.700 toneladas de laranja e 55.000 toneladas de bergamotas de diferentes variedades, especialmente da Montenegrina. Como novos pomares foram plantados nos últimos anos, alguns começam a produzir agora, o que permite prever um aumento nestes números, se o clima colaborar.