31 de março é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição.


 
31 de março é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição.

Anualmente, em 31 de março é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição. A data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e foi instituída com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de debater e avaliar práticas nutricionais bem como alertar para a importância de políticas públicas realistas e preventivas que auxiliem na promoção da saúde e nutrição.

Ter equilíbrio na saúde e nutrição é importante para haver uma vida com quantidade e variedade adequadas de nutrientes para o bom funcionamento do organismo. Para isso, dentre as medidas básicas é preciso evitar hábitos prejudiciais no dia a dia, como alta ingestão de sal, açúcar e alimentos industrializados ou processados.

Quais ações existem para garantir boa nutrição às pessoas?

Ter uma alimentação adequada e saudável é um direito básico do ser humano. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) possui diretrizes que têm como propósito apoiar a educação alimentar e nutricional e subsidiar políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição.

A OMS recomenda, por meio da “Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde”, que os governos formulem e atualizem periodicamente diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição.

No âmbito nacional, o Ministério da Saúde publicou o Guia Alimentar para a População Brasileira – Promovendo a Alimentação Saudável. O documento constituiu um marco de referência para indivíduos e famílias, governos e profissionais de saúde sobre a promoção da alimentação adequada e saudável, e contém as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a nossa população.

Nesse contexto, além das políticas públicas de promoção à saúde e nutrição, os nutricionistas têm papel importante para orientar as pessoas para que tenham hábitos saudáveis na alimentação.

Nutricionista: o que faz e qual a sua importância?

O nutricionista é o profissional que possui formação para atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, por meio de planejamento e avaliações baseadas nos conhecimentos da ciência da nutrição e alimentação.

Em outras palavras, o nutricionista é quem orienta o cidadão que o procura para ter uma alimentação adequada e dentro da quantidade mínima ideal de calorias. Também desenvolve e avalia novas fórmulas ou produtos alimentares para a alimentação humana e pode auxiliar grupos de pesquisa na área nutricional.

Para ser nutricionista é preciso ser formado na graduação de Nutrição. A profissão passou a ser regulamentada em 24 de abril de 1967, pela lei nº 5.276/67, diante da necessidade de ter a educação alimentar como uma ferramenta para que a sociedade se livrasse de doenças e da fome.

Fonte : Educa Brasil