Passeios Ecológicos pelo Rio Caí em Montenegro
Uma embarcação para realizar passeios ecológicos pelo Rio Caí, em que técnicos ambientais possam difundir, junto às crianças e adolescentes, noções de preservação da fauna e da flora. Esta é a síntese do projeto “barco-escola”, uma iniciativa que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pretende tirar do papel e, para a qual, está em busca de parceiros.
A iniciativa foi apresentada à Braskem, onde o secretário Ronei Cavalheiro e sua equipe foram recebidos pelo gerente de Relações Institucionais, Daniel Fleischer, e pelos analistas Jeferson Conceição e Vick Martinez. Ronei explicou que a ideia é promover roteiros educativos pelas águas do Rio Caí, com a presença dos técnicos da Secretaria, como biólogo, geólogo e educadores. “O foco será nos estudantes das redes públicas e privada do município, mas também queremos estender as ações à própria comunidade montenegrina", sublinhou.
O projeto é de longo prazo e encontra-se em fase preliminar, de busca por parceiros. O valor do investimento está estimado em cerca de R$ 500 mil, pois a embarcação deve obedecer a rígidas normas de segurança. “O Rio Caí é nossa principal fonte de água e precisamos investir numa consciência de preservação, o que envolve também a vegetação e os animais do entorno”, reforça Ronei.
Temas dos passeios
- Importância da preservação das matas ciliares ao longo das margens do Rio Caí e seus afluentes;
- aspectos da fauna e da flora presentes no território do município;
- importância do descarte correto dos resíduos sólidos, para que não tenham, como destino final, as águas do Rio Caí;
- importância do licenciamento ambiental das atividades potencialmente poluidoras, uma vez que todo efluente gerado terá como destino final as águas do Rio Caí;
- conscientização quanto à importância da qualidade das águas do Rio Caí, que abastece o município através da captação, tratamento e distribuição pela Corsan/Aegea.
Comentários