15 de Novembro de 1889 Dia da Proclamação da República no Brasil


 15 de Novembro de 1889 
Dia da Proclamação da República no Brasil


A Proclamação da República no Brasil foi um ato em que o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca organizou um golpe de Estado político-militar no dia 15 de novembro de 1889 para que o Brasil não pertencesse mais ao imperador D. Pedro II.

A Monarquia, liderada por D. Pedro II, não estava agradando, principalmente os militares.

Na ocasião, onde hoje é a Praça da República no Rio de Janeiro, o Marechal Deodoro da Fonseca deu prazo para que a Família Real deixasse o Brasil, resultando na extinção do Poder Moderador do Imperador D. Pedro II,  separação entre Estado e Igreja e maior autonomia para as províncias. 

Com isso, o Marechal Deodoro da Fonseca tornou-se o 1º presidente do Brasil.


O que fazia o Poder Moderador ?

Pela teoria, o Poder Moderador seria um quarto poder do Estado (além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário). 

Esse Poder Moderador garantiria estabilidade aos outros três poderes e seria responsável por trazer a paz no caso de atritos graves.

Qual é o Poder Moderador na República do Brasil ?

Em novembro de 2021, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli mencionou que o STF atuava como poder moderador na democracia brasileira.


Como surgiu o Poder Moderador?


Foi idealizado pelo francês Benjamin Constant, que pregava a existência de cinco poderes: o poder real, poder executivo, poder representativo da continuidade, poder representativo da opinião e poder judiciário. Da forma como foi concebido, situa-se hierarquicamente acima dos demais poderes do Estado.