Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes 

Após dois dias de calor, o tempo volta a se instabilizar entre a quarta e a sexta-feira no Vale do Caí, com possibilidade de chuvas e ventos fortes. Também não estão descartados episódios isolados de granizo. O alerta vem sendo feito desde o fim de semana por diversos institutos de meteorologia e, mais uma vez, coloca a Defesa Civil de Montenegro em alerta.

Na verdade, o Rio Grande do Sul já está sob o efeito de fenômenos climáticos severos neste momento, mas eles devem ficar restritos ao Sul, ao Centro e ao Oeste do Estado num primeiro momento. 

Para a região, o período de maior risco será entre quinta e sexta-feira, dias 14 e 15, quando um novo ciclone extratropical afetará também a Serra, onde estão as nascentes de rios como o Caí.

O coordenador da Defesa Civil, Clóvis Pereira, considera cedo para dizer se haverá nova enchente ou não, mas lembra que todos os rios estão relativamente cheios, o que provocará uma subida rápida em caso de muita chuva. “Estamos atentos. Toda a estrutura de socorro aos moradores das regiões alagáveis está de sobreaviso, assim como os serviços de abrigamento”, garante.

Neste momento, o nível do Rio Caí está em 5 metros, segundo a medição feita pela CPRM junto ao Passo do Montenegro, e segue baixando lentamente. Na última enchente, semana passada, o manancial chegou ao seu ponto mais alto às 4h do dia 6 de setembro, quando bateu em 8,18 metros. A Defesa Civil realizou 78 resgates e a Prefeitura acolheu a 40 pessoas cujas residências alagaram. Até agora, foram emitidos 753 atestados para pessoas que tiveram de faltar ao trabalho em virtude das cheias.