Abertura da Safra de Citros em Montenegro 16/06/23 Sexta-Feira
Mesmo com chuva, a 23ª edição da Abertura da Safra de Citros do Rio Grande do Sul está confirmada para acontecer nesta sexta-feira (16), no ginásio de esportes de Campo do Meio. O evento, que reunirá lideranças do setor, produtores, técnicos e comerciantes, também contará com a presença de políticos de todos os níveis para ouvir as principais demandas de quem vive do cultivo de bergamotas, laranjas e limões.
De acordo com a Emater, Montenegro possui hoje em torno de 3.300 hectares de pomares. A grande maioria – cerca de 3.000 – é dedicada às bergamotas, especialmente à variedade Montenegrina. Laranjas e limões respondem pelo restante. No que diz respeito à produção, a colheita deste ano tende a ser um pouco maior que as últimas. Se o clima colaborar, deverão ser colhidas 54 mil toneladas de bergamotas, 5.500 toneladas de laranjas e 400 toneladas de limões.
A programação de abertura da safra de citros inicia às 13h30, com a recepção aos participantes. Depois da solenidade, ocorrerá a tradicional visita a um pomar – dos irmãos Alessandro e Marcelo Kettermann – para a colheita de frutas que serão degustadas no local. E, ao fim, haverá uma mostra gastronômica organizada pelos Grupos Organizados do Lar (Gols) da Emater.
A realização do evento é do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura Municipal de Montenegro, com apoio da Fetag-RS, Biocitrus, Câmara Regional de Citricultura do Vale do Caí, Emater, Ecocitrus, Grupos Organizados do Lar, Associação de Fruticultores de Montenegro e Associação de Produtores Rurais de Campo do Meio e Região. O patrocínio é do Sicredi.
Comentários