UBS Centro abrirá aos sábados e domingos



UBS Centro abrirá aos sábados e domingos

A partir deste fim de semana, os montenegrinos que precisarem de atendimento médico terão mais uma alternativa. Além do Plantão 24h, que funciona junto à Secretaria Municipal de Saúde, poderão procurar a UBS Centro, na Rua Ramiro Barcelos, perto da estação rodoviária. A unidade funcionará também aos sábados e domingos, das 10h às 22h. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Zanatta e pela secretária da Saúde, Andreia Coitinho da Costa.

A ampliação dos serviços visa um atendimento mais ágil à população. O aumento do número de casos de Gripe está lotando o Plantão 24h aos finais de semana, provocando demora. Somente neste sábado e domingo, foram mais de 350 consultas, quase um terço envolvendo crianças. A maioria apresentava sintomas gripais. Como o inverno se aproxima, as autoridades do setor temem um agravamento do quadro.

De acordo com o prefeito Gustavo Zanatta, a ampliação do atendimento na UBS Centro será mantida, a princípio, por três meses. “Agora, durante todo o inverno, teremos dois locais para acolher os doentes aos fins de semana. Assim, o atendimento deve ser mais ágil”, projeta, lembrando que a Saúde é a prioridade número 1 do governo.

A secretária municipal da Saúde, Andreia Coitinho da Costa, explica que, na unidade do Centro, tanto no sábado quanto no domingo, haverá dois médicos, enfermeiro, técnico de enfermagem e farmacêutico. “A farmácia também estará aberta para que, na medida do possível, os pacientes já saiam de lá com a medicação prescrita durante a consulta”, acrescenta.

A grande quantidade de pacientes que apresentam sintomas gripais nos serviços de saúde é fruto, segundo a secretária Andreia, da queda nos índices de vacinação. Embora as doses estejam à disposição de todos que têm mais de seis meses de vida, a procura é baixa. Apenas um terço do público-alvo está imunizado.

Todas as reaçõ