A Volta da Traumatologia no Hospital Montenegro





 A Volta da Traumatologia no Hospital Montenegro

Suspensos desde o fim do ano passado, os atendimentos na área de Traumatologia devem voltar a ser prestados em Montenegro. A conquista é fruto de uma discussão de vários meses entre a Administração Municipal, o Hospital Montenegro e o governo do Estado. A decisão foi oficialmente anunciada nesta tarde, durante uma visita da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. Ela se encontrou novamente com o prefeito Gustavo Zanatta e outros chefes de Executivo da região em evento realizado no plenário da Câmara.

Atualmente, os moradores do Vale do Caí e cidades próximas, em caso de fraturas e outras necessidades, são transferidos para os hospitais de Esteio e Sapucaia do Sul. Em breve, devem voltar a ser acolhidos no Hospital Montenegro, que receberá um valor mensal fixo do Estado e um complemento de cada prefeitura (R$ 0,77 por habitante).

De acordo com o gerente de Contratos e Convênios do Município, Sílvio Kaél, os prefeitos deverão elaborar projetos de lei, pedindo autorização à sua Câmara de Vereadores, para realizar a despesa. No caso de Montenegro, serão em torno de R$ 50 mil. “Pode parecer um valor alto, mas, com certeza, o transporte para outras cidades – que inclui servidores, combustível, veículos e sua manutenção – custa mais do que isso”, afirma Kaél.

O prefeito Gustavo Zanatta revela que sua preocupação é regional. Ele começou a dialogar com o Estado quando ainda era presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC), cargo que ocupou até março. “Além de fortalecer o Hospital Montenegro como uma instituição regional, meu objetivo é reduzir o sofrimento das pessoas. Especialmente dos idosos vítimas de fraturas, que sofrem muito durante o transporte e se sentem perdidos numa cidade grande, onde não conhecem ninguém e ficam longe de suas famílias”, explica.

A secretária Arita Bergmann reforçou o diálogo construído, especialmente com o prefeito Gustavo Zanatta, liderança da região, e garantiu que volta a Montenegro daqui a 30 dias para a assinatura oficial do contrato. “Vi aqui para ouvir vocês, prefeitos da região. Estamos construindo uma solução conjunta, que vai ajudar a melhorar a saúde com os atendimentos de Traumatologia”, disse a secretária.