Escola no Bairro Centenário vai Receber o Nome da Prof. Áurea dos Santos Noval




Escola no Bairro Centenário vai Receber o Nome da Prof. Áurea dos Santos Noval 

A Escola Municipal de Ensino Infantil, no bairro Centenário, está em fase de finalização das obras. Contudo ainda não se pode afirmar, com certeza, a data que o local será entregue à comunidade. No entanto, nesta quinta-feira, 02 de março, a EMEI deve receber o nome da professora Áurea Marize dos Santos Noval. A homenagem, proposta pelo gabinete do vereador Talis Ferreira (PP), vai ser votada pelos vereadores na sessão ordinária, que inicia às 19 horas, no Plenário da Casa Legislativa.

A professora, que era natural de Porto Alegre, fixou residência em Montenegro em 1941. Aurea cursou o primário no Grupo Escolar 14 de julho, ginásio e normal no Colégio São José. Formada professora, assumiu suas funções de docente no Grupo Escolar Zona Norte, para a qual logo foi designada diretora. Exerceu ainda a Direção na Escola Integrada, hoje Escola Estadual Manoel de Souza Moraes.

Em 1961, casou-se com o funcionário público Oquendo Manoel Ornia Noval. Deste casamento nasceu, a também professora, Jeanice Santos Noval. Áurea formou-se em Pedagogia na Feevale, com ênfase em Administração Escolar, função a qual desempenhou na Prefeitura Municipal de Montenegro — SMEC até sua aposentadoria no Município. Ela ainda atuou como Diretora de Cultura e Desporto do Município por 12 anos nas gestões dos Prefeitos Ivan Jacob Zimmer e Erni Carlos Heller, cargo este que deixava ela realizada, pois trouxe à nossa comunidade diversos eventos culturais, esportivos e educativos.

Além da atuação nas escolas municipais, Áurea teve um papel relevante junto à APAE, onde foi presidente por três gestões e diretora da Escola de Educação Especial Nossa Senhora Medianeira por 03 anos. Encerrando sua carreira profissional ligada ao magistério.

Esta será a segunda homenagem proposta pelo Legislativo de Montenegro. Em meados de 2011, Áurea recebeu o Título de Cidadã Montenegrina, em reconhecimento ao seu trabalho na área da educação e cultura desde que fez de Montenegro a sua cidade.

Professora Áurea era integrante do grupo Amigas do Peito. Onde dividia suas experiências, lutas e conquistas com outras mulheres. Ela faleceu no dia 02 de agosto de 2019.