14ª Conferência Municipal I SUS e a universalização da saúde


14ª Conferência Municipal I SUS e a universalização da saúde

Iniciou, na manhã desta sexta-feira (17), a 14ª Conferência Municipal de Saúde. O objetivo principal é avaliar a situação do setor e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas de saúde nos três níveis de gestão. A universalização do acesso e o Sistema Único de Saúde também foram debatidos.

As deliberações da conferência devem servir para orientar os governos na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias nos âmbitos municipal, estadual e nacional. A secretária Municipal da Saúde, Andréia Coitinho da Costa, e o prefeito Gustavo Zanatta participaram das atividades e garantiram empenho em ampliar e melhorar as políticas públicas na saúde de Montenegro.

A principal palestra da manhã teve como tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia", com a Doutora Caren Serra Bavaresco, especialista em Saúde Pública.

Na parte da tarde, será abordada a “Aplicação de Práticas Integrativas e Complementares”; em seguida, serão formados grupos de trabalho para discussão dos eixos; no final, ocorre a eleição dos delegados, que participarão da Conferência Estadual.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde. A presidência do evento é da nutricionista da rede municipal, Kelly Cristiane Werner Kehrwald.