1 milhão de reais para Obras de Recuperação do Teatro Cardona

 



1 milhão de reais para Obras de Recuperação do Teatro Cardona

Palco de muitos espetáculos culturais, o Teatro Roberto Athayde Cardona está com as portas fechadas desde 2016. Sem obras de manutenção, aos poucos, o local foi se deteriorando. No entanto, neste ano, as ações de recuperação devem ser retomadas. Este foi o assunto discutido na Câmara de Vereadores, em uma reunião proposta pelo gabinete do vereador e presidente do Legislativo Felipe Kinn da Silva (MDB), com a presença da arquiteta Rosana Backes, da secretaria municipal de Gestão e Planejamento, da secretária de Educação Ciglia da Silveira e do representante do Departamento de Cultura, Valtemir Pereira. “Precisamos de uma união de todos para chegar a um bom resultado para o teatro. Na outra gestão estive no teatro para acompanhar como estavam as obras. E é sobre isso que precisamos falar”, frisou Kinn.

De acordo com a arquiteta Rosana Backes, da secretaria municipal de Gestão e Planejamento, o PPCI do teatro foi feito em conjunto com a Fundarte. “Primeira visita que fiz foi no ano passado. Iniciamos as vistorias e entrou, como urgência, outra escola. Então faz um mês que retomei as ações no teatro”, ressaltou Rosana. Ela lembrou, ainda, que foi feita uma visita por um engenheiro da prefeitura porque precisavam analisar a parte elétrica do local. “Estão instalados os splits, cortinas elétricas, mas não tem a parte elétrica adequada para o funcionamento”.

Entre as melhorias previstas estão a iluminação nas paredes e nos degraus, capacidade de ocupação do teatro. “Estamos levantando tudo o que precisa ser feito. A princípio temos praticamente toda a planilha encaminhada, contudo ainda tem alguns itens específicos que precisamos avaliar. Por exemplo, as cortinas, nós estamos decidindo se vão ser higienizadas ou trocadas. É uma obra que influi no telhado, impermeabilização, construção de uma escada definitiva, já temos rampa, ainda há a parte dos camarins, louças de banheiros”, ressaltou Rosana. Já sobre a área externa a ideia, segundo a arquiteta, é que o prédio receba uma pintura que não permita a pichação das paredes.

A obra de recuperação está prevista para ter um gasto de cerca de um milhão de reais e não há data prevista para ser entregue, justamente por conta da quantidade de melhorias que precisam ser realizadas no Teatro Roberto Athayde Cardona.