Datas para matrículas e rematrículas nas escolas de Montenegro





Datas para matrículas e rematrículas nas escolas de Montenegro


Município define datas para matrículas e rematrículas nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) divulgou, nesta semana, os dias em que pais e responsáveis legais deverão realizar as matrículas, rematrículas e transferências de estudantes na rede municipal de ensino da cidade. O setor disponibilizará datas no mês de dezembro para a inscrição dos alunos. As vagas serão para o início do ano letivo de 2023, em fevereiro.

As matrículas nas escolas municipais de Educação Infantil (Emei’s) seguem normalmente junto à Central de Vagas da Secretaria, no horário de atendimento do setor, e os encaminhamentos são realizados ao longo do ano. Já nas escolas municipais de Ensino Fundamental (Emef’s) as matrículas do Jardim, 1º e 6º anos, serão realizadas nas próprias instituições no período de 6 a 13 de dezembro. O diretor municipal de Educação, Tiago Vargas da Silva, destaca que o cadastro deverá, obrigatoriamente, ser feito por pais ou responsável legal da criança.

As rematrículas, que asseguram ao estudante a garantia de continuidade de estudos na mesma escola, serão feitas na Educação Infantil de 1º a 13 de dezembro de 2022, conforme horário estabelecido pelas escolas. Já no Ensino Fundamental, as rematrículas para o ano letivo serão automáticas para os estudantes que não se encontram em Busca Ativa. “O aluno que estiver nesta situação ou tenha frequência escolar abaixo de 75%, a rematrícula será mediante comparecimento dos pais ou responsável na escola no período de 1º a 5 de dezembro”, enfatiza Vargas.

A Smec também definiu as datas para as transferências entre instituições municipais. Neste caso, nas escolas de Ensino Fundamental, é necessário o comparecimento na escola nos dias 15 e 16 de dezembro. Tiago lembra que pais e responsável legal devem ir aos educandários com a documentação necessária. Além disso, as instituições poderão atender em horários especiais. “As escolas irão contemplar horários de modo a atender os pais que trabalham em horário comercial”, enfatiza o diretor.

As orientações também são válidas para matrículas e rematrículas nas unidades da Sociedade Beneficente Espiritualista, instituição credenciada ao Sistema Municipal de Ensino. Tiago enfatiza que as crianças que não estão matriculadas nas Emei’s e que completarem 4 anos até março de 2023 deverão ser matriculadas na pré-escola (Jardim), nos educandários mais próximos de sua residência.

Documentos necessários para matrículas

Cópia da certidão de nascimento ou RG do estudante

Comprovante de Residência dos pais ou responsável

Cópia do RG dos pais ou responsável

Comprovante de escolaridade (exceto para matrícula no Jardim)

Atestado de transferência

Foto 3x4 (opcional)

Cópia da carteira de vacinação do estudante

Cópia do Cartão do SUS