ANO NOVO CHINÊS 2023 - O ANO DO COELHO



ANO NOVO CHINÊS 2023 -  O ANO DO COELHO



Diferente do Brasil, o Ano Novo Chinês 2023 começa no dia 3 de fevereiro, pertinho da meia-noite. Isso acontece devido ao calendário oriental chinês, que segue os padrões de movimento do Sol e da Lua.

Pelo olhar da Astrologia Oriental Chinesa, em 2023, entrará uma nova energia planetária demarcada pelas características do signo do Coelho. Ao signo, junta-se o elemento Água com sua polaridade Yin, preponderante na sua constituição.

Coelho de Água Yin: o Ano Novo Chinês 2023

Nesse novo ano de 2023, entram em cena as energias do signo do Coelho de Água Yin. As principais características que delimitam esse signo são:

Diplomacia
Sensibilidade
Indulgência
Criatividade para lidar com as situações

Perceba que todas essas características são favoráveis para evitar disputas e atritos desnecessários.

No livro Manual do Horóscopo Chinês, a autora Theodora Lau aponta que é preciso ter cuidado com a indulgência excessiva. “A influência do Coelho tende a estragar aqueles que gostam de um conforto exagerado, debilitando, assim, sua eficiência e senso de dever”, afirma.

Essas tendências também podem ser refletidas no Ano Novo Chinês 2023, empenhando uma desaceleração importante em relação ao ano do Tigre de 2022. As regras e ordenações estarão mais relaxadas e o cenário, mais calmo.

Isso favorece uma parada para recuperar o fôlego e estimular a percepção do novo momento energético. O alinhamento entre as influências externas com nossa energia pessoal interna requer movimentos mais suaves e atentos para melhor aproveitamento dessa dinâmica diferente.

A regência do elemento Água

Sob a regência do elemento Água com sua polaridade Yin, no Ano Novo Chinês 2023, teremos a comunicação como ponto marcante – como aconteceu em 2022. No entanto, a diferença é que as relações comunicativas serão mais direcionadas para os aspectos íntimos. A comunicação será intrapessoal e mais reflexiva consigo mesmo.

Assim, os processos meditativos e de autoconhecimento serão mais estimulados e acionados de forma natural e fluida. Essa forma lembra o movimento da própria Água em seu aspecto saudável, com sua sabedoria de contornar obstáculos e adversidades sem bater de frente.

A atenção é para que esse equilíbrio saudável do movimento da Água, na maioria das vezes, reverbere à nossa volta. Caso contrário, há tendência de que os aspectos emocionais relacionados à depressão e ao isolamento aconteçam mais nesse período.

O início do Ano Novo Chinês 2023

Como falamos na abertura deste texto, a diferença de data para determinar o início do ano novo se dá porque o calendário oriental chinês é diferente do calendário ocidental. Chamado calendário Gregoriano, este não se baseia em nenhum marco astronômico ou sazonal.

Já o calendário oriental chinês considera os ciclos naturais e segue os padrões de movimento do Sol e da Lua. Esse calendário, também conhecido como lunissolar, ora utiliza o calendário solar, ora o lunar.

Calendário solar

Considera o movimento de translação da Terra e seu giro em torno do Sol. Sua data de início tem pouca variação, acontecendo sempre nos dias 3, 4 ou 5 de fevereiro.

Este calendário é utilizado na Astrologia Chinesa chamada Ba Zi, referência de análises e previsões feitas em um estudo de constituição de energia pessoal em um Mapa. Ele também é usado para o Feng Shui, técnica de harmonização ambiental empregada por especialistas e pesquisadores dessa arte.