Letramento em Programação nas Escolas de Montenegro



Letramento em Programação nas Escolas de Montenegro

Município desenvolve programa sobre linguagem em programação

Neste ano, por meio de duas de suas instituições de ensino, a Prefeitura aderiu a um projeto educacional que busca facilitar o processo de aprendizagem dos alunos da linguagem computacional. A iniciativa, intitulada “Letramento em Programação”, é uma proposta pensada por entidades como o Instituto JAMA, do Atitus Educação, Teu Futuro e Instituto Ayrton Senna, que foi desenvolvida com turmas de 4º ano das escolas José Pedro Steigleder e Cinco de Maio.

Os dois educandários trabalharam como pilotos do programa, que contribui com a promoção da educação integral, desenvolvendo o pensamento computacional por meio de práticas de programação de computadores, com foco em estudantes de escolas públicas de Ensino Fundamental. O projeto está apoiado no desenvolvimento de metodologias ativas, materiais didáticos, instrumentos de análise de resultados e pesquisa aplicada à educação. Além do desenvolvimento das habilidades computacionais, a iniciativa possibilita a expansão das competências socioemocionais e geração de impacto nas escolas, alterando o formato de aprendizagem, facilitando a leitura e criando novos autores no mundo digital.

Na última sexta-feira (04), integrantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), alunos e professores das escolas que desenvolveram o projeto estiveram em Porto Alegre para participar do Tech Oscar. Trata-se de uma premiação aos estudantes pela conclusão do programa deste ano. Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Ciglia da Silveira, foi um momento de muita alegria, em que estudantes e docentes puderam celebrar o conhecimento adquirido. “Precisamos agradecer as professoras Andreia Machado, Larissa Leite e Luísa Teresinha Deitos Reinaldo que toparam o desafio e, com muita dedicação, desenvolveram as atividades propostas pelo programa”, enfatiza a titular da pasta.

Ciglia também agradeceu as diretoras Andreia Haas e Taciana de Azevedo, e à coordenadora Ana Mentz, que aceitaram desenvolver o “Letramento” em suas escolas. “Às famílias e crianças, agradecemos com muito carinho, pois tornaram tudo isso possível”, destaca. Para o ano de 2023, a Smec já iniciou as tratativas para seguir com o Programa, pensando na expansão para outras escolas.

Comentários