Letramento em Programação nas Escolas de Montenegro
Município desenvolve programa sobre linguagem em programação
Neste ano, por meio de duas de suas instituições de ensino, a Prefeitura aderiu a um projeto educacional que busca facilitar o processo de aprendizagem dos alunos da linguagem computacional. A iniciativa, intitulada “Letramento em Programação”, é uma proposta pensada por entidades como o Instituto JAMA, do Atitus Educação, Teu Futuro e Instituto Ayrton Senna, que foi desenvolvida com turmas de 4º ano das escolas José Pedro Steigleder e Cinco de Maio.
Os dois educandários trabalharam como pilotos do programa, que contribui com a promoção da educação integral, desenvolvendo o pensamento computacional por meio de práticas de programação de computadores, com foco em estudantes de escolas públicas de Ensino Fundamental. O projeto está apoiado no desenvolvimento de metodologias ativas, materiais didáticos, instrumentos de análise de resultados e pesquisa aplicada à educação. Além do desenvolvimento das habilidades computacionais, a iniciativa possibilita a expansão das competências socioemocionais e geração de impacto nas escolas, alterando o formato de aprendizagem, facilitando a leitura e criando novos autores no mundo digital.
Na última sexta-feira (04), integrantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), alunos e professores das escolas que desenvolveram o projeto estiveram em Porto Alegre para participar do Tech Oscar. Trata-se de uma premiação aos estudantes pela conclusão do programa deste ano. Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Ciglia da Silveira, foi um momento de muita alegria, em que estudantes e docentes puderam celebrar o conhecimento adquirido. “Precisamos agradecer as professoras Andreia Machado, Larissa Leite e Luísa Teresinha Deitos Reinaldo que toparam o desafio e, com muita dedicação, desenvolveram as atividades propostas pelo programa”, enfatiza a titular da pasta.
Ciglia também agradeceu as diretoras Andreia Haas e Taciana de Azevedo, e à coordenadora Ana Mentz, que aceitaram desenvolver o “Letramento” em suas escolas. “Às famílias e crianças, agradecemos com muito carinho, pois tornaram tudo isso possível”, destaca. Para o ano de 2023, a Smec já iniciou as tratativas para seguir com o Programa, pensando na expansão para outras escolas.
Comentários