Seminário de Qualificação Profissional de Montenegro



Seminário de Qualificação Profissional de Montenegro

Prefeitura encaminha 35 pessoas ao trabalho em 30 dias
Seminário Qualificação Profissional 

Servir como uma mediadora entre o desempregado e as empresas que procuram mão de obra. Essa tem sido a atuação da Prefeitura de Montenegro com a realização de vários projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD). O trabalho é tão eficaz que, só nos últimos 30 dias, o poder público encaminhou 35 pessoas para o mercado de trabalho local.

Dados como este foram apresentados pela pasta na primeira edição do Seminário de Qualificação Profissional do município. O evento, ocorrido na manhã desta quinta-feira (06), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, contou ainda com a palestra “Tendências e Perspectivas do mundo do trabalho no século XXI”, ministrada pela coordenadora do curso de Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Ione Sardão da Silva.

Na exposição do poder público, a diretora de Qualificação Profissional, Daiane Almeida de Azevedo, mostrou números da atuação do setor na cidade. A SMHAD encaminha, para entrevistas de emprego, cerca de 20 a 35 pessoas por semana. Além disso, o setor recolheu, só no ano passado, 398 currículos de pessoas que procuram emprego no município. Neste ano, 269 foram recebidos, sendo 171 no primeiro semestre e 98, no segundo. “Além da promoção de cursos de qualificação, a Prefeitura tem buscado fazer o intermédio entre o trabalhador e as empresas. É necessário mostrar o caminho para que as oportunidades apareçam”, enfatiza Daiane.

Ainda no Seminário, a palestrante Ione Sardão da Silva enfatizou as mudanças ocorridas do mundo do trabalho. Segundo ela, é necessário que, não só os trabalhadores, mas principalmente as empresas, se adaptem a essa nova realidade. “As lideranças precisam se questionar: como está a retenção de talentos nas organizações? As empresas precisam prestar atenção na sua equipe”, salientou.

Segundo o secretário da pasta, Luís Fernando Ferreira, desde o início do seu trabalho na SMHAD, o foco tem sido melhorar a vida da população, principalmente daqueles que mais necessitam. “Projetos como o Adote um Profissional são essenciais para auxiliar o desempregado e as empresas no preenchimento das vagas”, enfatiza.

Presente ao Seminário, o prefeito Gustavo Zanatta contou que, na última semana, ao andar pelas ruas da cidade, recebeu um agradecimento de um montenegrino que conseguiu trabalho graças às inciativas da Administração. “Experiências como essa mostram que estamos no caminho certo. Uma cidade melhor só será realidade com qualidade de vida para todos”, afirmou o chefe do Executivo.