Mutirão de cirurgias eletivas
em Montenegro
Secretaria da Saúde realiza mutirão de cirurgias
A Secretaria Municipal da Saúde vai promover um mutirão para a realização de 100 cirurgias eletivas de vesícula e de hérnia até o fim do mês de dezembro. As intervenções acontecerão no Hospital de São Sebastião do Caí e serão custeadas pelo município de Montenegro, com recursos provenientes do pagamento dos valores devidos aos municípios em razão da execução de programas estaduais de saúde nos exercícios de 2014 a 2018, totalizando R$ 253 mil. A contratação é via Consórcio CIS Caí e não pode ser feita no Hospital Montenegro, por este atender 100% SUS.
Considerando a demanda reprimida de cirurgia geral, a SMS optou por investir o recurso em cirurgias de hérnia e vesícula, já que hoje há 331 pacientes na fila de espera aguardando por estes procedimentos. A ação visa zerar a fila referente ao ano de 2020. Os pacientes serão chamados em breve, obedecendo à ordem da fila de espera.
A Administração está entrando em contato com esses pacientes através de telefone e dos agentes comunitários de saúde. A secretária Municipal da Saúde, Andréia Coitinho da Costa, reforça que se algum cidadão que está aguardando o procedimento e entrou com o encaminhamento nos anos de 2020 ou 2021, ainda não recebeu o contato da SMS, que procure imediatamente o setor de agendamentos da SMS (setor de Regulação).
O setor de remoções de Montenegro vai transportar os pacientes que não tiverem como ir até São Sebastião do Caí no dia da cirurgia.
“É fundamental que essas pessoas nos procurem, caso não sejam localizadas. Queremos zerar esta fila que já dura dois anos”, frisa Andréia.
O prefeito Gustavo Zanatta ressalta a importância da realização de 100 cirurgias, para quem espera há tanto tempo. “É uma grande notícia para nossa saúde. Um passo importante para melhorar a qualidade de vida destas pessoas”, avalia Zanatta.
Comentários