Município amplia castrações


Município amplia castrações


Município amplia castrações e procedimentos de saúde para animais

A Prefeitura de Montenegro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), anunciou, nesta segunda-feira (11), uma novidade importante para toda a causa animal. Além de aumentar o número de castrações em cães e gatos, o poder público também passará a disponibilizar procedimentos cirúrgicos de esterilização e contracepção de felinos e caninos. 

A informação foi divulgada em coletiva de imprensa realizada na Estação da Cultura com a presença de autoridades e voluntários.

A prestação dos serviços será realizada por duas empresas, uma situada no bairro Cinco de Maio e outra no Centro. Pelos contratos, elas deverão prestar, além das esterilizações, atendimentos pós-operatórios, contemplando a respectiva medicação, bem como a implantação de microchip universal, diárias e horas de atendimento. O número de castrações será de, no máximo, 1.100 animais, independente de peso ou espécie (caninos e felinos), 900 diárias e 240 horas atendimento ao ano. A agente fiscal da SMMA, Marinéia Fernanda Mendel, destacou que as castrações domiciliares serão concedidas aos tutores de animais sem raça definida, sendo provenientes de lares temporários e ou adotados por pessoas físicas.

Como participar

Os interessados devem realizar o cadastro junto à Secretaria de Meio Ambiente, na rua Apolinário de Moraes, 1705. É necessário apresentar documento do tutor responsável e foto digital do animal. O animal deve ser sem raça definida, e ter origem de adoção ou errante. Após o cadastro, a clínica entrará em contato para agendar o procedimento.

Procedimentos

Consulta veterinária (compreende sedação e plantão), observação, atropelamentos e quedas simples, atropelamentos e quedas com hemorragia, atropelamentos e quedas com cirurgia ortopédica (amputação), cão em estado final (eutanásia), parto normal, parto cesariana, ferimentos e cortes profundos (sutura), picada de animais venenosos (soro antiofídico), queimaduras, internação (convulsões, intoxicações), mastectomia, eviscerações/eventrações (laparotomia), retirada de espinhos de ouriço, exames de doença viral canina (parvovirose, cinomose), exames de doença viral felina (Fiv, Felv), diária durante internação com fluidoterapia e medicações, ultrassonografia, radiografia, radiografia com sedação, hemograma, bioquímicos, ovariosalpingohisterectomias caninos e felinos fêmeas, Orquiectomias caninos e felinos machos, retirada de piometra de caninos e felinos fêmeas, hospedagem de cão e gato, internação veterinária (diária) – manutenção do paciente em alojamento, acompanhamento veterinário, alimentação, medicações necessárias e materiais de consumo.