Luto oficial em Montenegro pela morte de Dom Cláudio Hummes





Luto oficial em Montenegro pela morte de Dom Cláudio Hummes


A Administração Municipal, através do prefeito Gustavo Zanatta, manifesta o seu pesar pelo falecimento do cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, na manhã desta segunda-feira, aos 87 anos. Vítima de câncer, seu corpo será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo.

Dom Cláudio nasceu em Montenegro, em 1934, e entrou para a vida religiosa na Ordem Franciscana dos Frades Menores. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1958 e a ordenação episcopal em 1975. Em Roma, estudou Filosofia e especializou-se em Ecumenismo em Genebra, na Suíça. Em São Paulo, destacou-se pela defesa dos trabalhadores, pelo apoio aos sindicatos e por participar de greves como bispo encarregado da Pastoral Operária em todo o Brasil.

Em fevereiro de 2001, Hummes foi ordenado cardeal pelo Papa João Paulo II. Participou dos conclaves em que foram eleitos Bento XVI e o papa Francisco sendo, ele mesmo, várias vezes citado como uma opção para o comando da Igreja Católica. Depois de atuar no Vaticano, voltou ao Brasil e ocupou a função de presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia.

Por ter nascido em Montenegro e em virtude da importância de Dom Cláudio para a disseminação de valores humanos e em defesa da sociedade, o prefeito Gustavo Zanatta decretou luto oficial por três dias no Município.