“Dia D” de testagem em Montenegro

 



 “Dia D” de testagem em Montenegro



Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado sempre em 28 de julho, a Prefeitura de Montenegro promoverá uma ação especial com a comunidade dos bairros atendidos pelo posto de saúde da Esperança. Por meio do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está preparando um “Dia D” de testagem das Hepatites e de outras doenças virais.


A atividade será no dia 6 de agosto, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Esperança, no bairro Senai, e disponibilizará testagem para a população por agendamento. O atendimento será das 8h às 12h e contará com a parceria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – campus Montenegro. Na oportunidade, haverá testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Os agendamentos serão feitos por telefone a partir da próxima quinta-feira (28), por meio do número 3649-3529, das 8h às 12h e das 13h às 17h. De acordo com a enfermeira da SMS, Sabrina Rosa de Oliveira Müller, o Dia “D” será fundamental para que as pessoas tenham o diagnóstico precoce dessas doenças. “Quanto antes o paciente descobrir o vírus, mais fácil é combatê-lo”, ressalta. No mesmo dia, além dos testes, também haverá orientações de medidas preventivas.

Em Montenegro, fora das ações do dia 6, os testes rápidos para detectar as Hepatites são oferecidos para a população em todos os postos de saúde. São exames de triagem e se caracterizam como uma ferramenta importante no diagnóstico precoce das patologias. Os testes são realizados sempre sob agendamento prévio, e o paciente leva até 30 minutos para ter os resultados em mãos. Para fazer a testagem, é necessário apresentar cartão do SUS, RG e CPF.

Além disso, há 8 anos, o município oferece atendimento de enfermagem/médico aos portadores das hepatites virais, que inclui realização dos testes rápidos, exames laboratoriais, exames de carga viral e genotipagem, ecografia, entre outros. Segundo a enfermeira Kátia Kern, da SMS, o acompanhamento vai desde o diagnóstico até o monitoramento pós-tratamento (cura). O setor de Infectologia funciona na sede da Secretaria, na rua Campos Neto, 177, ou pelo telefone 3649-4348.

Em Montenegro, 645 casos em mais de 10 anos

As hepatites virais são um enorme desafio à saúde pública em todo mundo. Elas são responsáveis por cerca de 1,4 milhão de óbitos, anualmente, como consequência de suas formas agudas graves ou, principalmente, pelas complicações.
No Rio Grande do Sul, a incidência de Hepatite “A” é de 0,5%. Já as patologias de tipo “B” e “C” chegam a 5%. Em Montenegro, desde 2011, foram contabilizados 645 casos notificados e confirmados de hepatites tipo “B” e “C”. Foram registrados 87,6% do tipo “C” e 15% do tipo “B”. As Hepatites B e C são inflamações no fígado causadas vírus.

Locais onde marcar os testes no município

- UBS Centro – 3632-8444

- SMS – 3632-3102

- Setor de Infectologia – 3649-4348

- ESF 1 – 3649-4360

- ESF 2 – 3649-3529

- ESF 3 – 3632-9532

- UBS Santos Reis – presencial

- UBS Muda Boi – presencial

- UBS Santo Antônio – 3632-0460

- UBS CENTENÁRIO – 3632-3704

- Penitenciária Modulada – somente os apenados

- CAPS – somente pacientes atendidos



O que pode causar a transmissão das Hepatites B e C



Compartilhamento de objetos contaminados:

- Lâminas de barbear e de depilar;

- Escovas de dentes;

- Alicates de unha;

- Instrumentos para uso de drogas injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína) e pipadas (crack);

- Uso de materiais não esterilizados para colocação de piercing e para confecção de tatuagens, por meio de acidentes com exposição a material biológico;

- Procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança.



Sintomas causados por hepatites virais

É muito comum que pessoas portadoras de hepatites não apresentem nenhum sintoma. Caso ocorra são os mesmos das outras hepatites: falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, febre baixa, dor de cabeça, mal-estar, cansaço, dores no corpo, evoluindo para icterícia (amarelão) e dor abdominal