SUS/SMS Montenegro oferece Espirometria



SUS/SMS Montenegro oferece Espirometria


Secretaria da Saúde agora oferece espirometria

A espirometria é um exame não invasivo que mede a quantidade de ar nos pulmões ao inspirar e expirar, bem como a velocidade com que esse processo é realizado. Muito solicitado no diagnóstico de alergias e doenças respiratórias, o procedimento agora está à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Montenegro na Secretaria Municipal de Saúde. 

O atendimento foi viabilizado graças a uma parceria com a empresa Boehringer Ingelheim do Brasil, que fornece o equipamento e os profissionais a custo zero para a Prefeitura.

Os pedidos para a realização de espirometrias partem dos médicos, quando atendem a pacientes com problemas respiratórios em todas as unidades da saúde do Município. “Com a parceria da Boehringer, poderemos melhorar os diagnósticos e reduzir o tempo e o custo dos tratamentos”, afirma o secretário Rodrigo Streb.

De acordo com a enfermeira Ionara Motta da Rosa Marx, do setor de Regulação, a Secretaria tem uma lista de cerca de 100 pessoas à espera do exame. “A nossa meta é zerar esta fila no mês de junho”, projeta. Até agora, para quem não tem plano de saúde, a única forma de fazer o teste era pagando.

Ionara explica que a equipe da Secretaria está telefonando para as pessoas da fila para agendar o procedimento. Porém, caso não seja chamado, o paciente pode entrar em contato com a SMS através do número 3649 1983. “Algumas pessoas não estão atendendo, talvez tenham trocado de telefone”, justifica.