Quase mil pessoas faltaram a atendimentos nos postos de saúde em Montenegro




Quase mil pessoas faltaram a atendimentos nos postos de saúde em Montenegro


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta quinta-feira (02), o número de pacientes que marcam consultas e procedimentos nas unidades e não comparecem ao compromisso. Só no mês de maio, 926 pessoas faltaram a encontros agendados com médico clínico nos nove postos da cidade, sem contar as especialidades. Trata-se de um problema recorrente em Montenegro, que segue causando prejuízos aos demais usuários.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Camila Anversa, as pessoas que faltam a atendimentos e não avisam previamente, não permitem que o horário seja destinado para outro paciente. “Muitos reclamam que não conseguem consulta. Mas quando conseguem, não comparecem. Para piorar, impedem que outra pessoa seja beneficiada”, destaca Camila. A situação é tão complicada que fez com que a Secretaria Municipal de Saúde colocasse, em alguns postos, um cartaz com os números de não comparecimentos. “Essa medida foi tomada a fim de sensibilizar os usuários da gravidade de faltar a um atendimento e não avisar”, enfatiza a servidora.

No mês passado, foram 524 faltas só na Unidade de Saúde da Família (USF) 6, na sede da SMS, incluindo os atendimentos com médicos especializados. “São mais de 500 atendimentos que poderiam ter sido destinados a outros pacientes”, explica Camila. Neste ano, o número ficou ainda mais preocupante. Em maio de 2020, na UBS Centro, por exemplo, foram 91 não comparecimentos. No mesmo mês, só que neste ano, 224 pessoas faltaram a consultas.
O secretário municipal da Saúde, Rodrigo Streb, faz um apelo para que o paciente que não puder comparecer, comunique com antecedência para que outra pessoa possa ser atendida no seu lugar. “A redução nas faltas melhorará muito a qualidade do atendimento prestado nos postos de saúde. A mudança depende de cada de um”, destaca. O telefone da SMS é o 3632-3102.

Números de não comparecimentos (maio/2022)

USF 1 (Germando Henke): 121 não comparecimentos

USF 2 (Esperança): 112 não comparecimentos

USF 3 (Industrial): 58 não comparecimentos

USF 4 (Santo Antônio): 87 não comparecimentos

USF 5 (Centenário): 105 não comparecimentos

USF 6 (SMS): 127 não comparecimentos; 78 na pediatria.

USF 7 (UBS Centro): 224 não comparecimentos

UBS Muda Boi: 5 não comparecimentos

UBS Santos Reis: 9 não comparecimentos