Empreendedorismo que mães podem ensinar para seus filhos



Empreendedorismo que mães podem ensinar para seus filhos

Determinação, resiliência, foco e flexibilidade são algumas das qualidades que empreendedores precisam ter. Porém, são as mães que mais personificam esses predicados. Em artigo para o site Entrepreneur, Ross Buhrdorf relembrou como a sua mãe sempre foi um grande exemplo, ensinando sobre ética profissional e estimulando a sua mente como empreendedor. Por isso, ele decidiu elencar cinco lições que aprendeu com ela e que aplica até hoje ao gerir próprio negócio:

Não tenha medo de correr riscos

A determinação da mãe de Buhrdorf nasceu da necessidade. A família era humilde e, por isso, ela não podia ter medo de falhar: era preciso arriscar e ir atrás das oportunidades para conseguir trazer dinheiro para casa.

Observando a mãe, ele aprendeu a aceitar a possibilidade da falha e a não fugir dos riscos. Como a mãe sempre apoiou a sua descoberta sobre empreendedorismo e acompanhou a sua jornada, ele conquistou a confiança para seguir o próprio caminho e abrir um negócio anos depois.

Saiba otimizar o tempo

Mães são como polvos, desempenhando diferentes funções ao mesmo tempo, apagando vários incêndios de uma vez. Com tantas demandas, elas aprendem a priorizar tarefas.

No caso da mãe do autor, ela trabalhava em dois empregos e ainda cuidava da casa. Ela sabia exatamente como gerenciar o tempo que gastava em cada tarefa e isso educou o filho a aplicar as mesmas técnicas quando se tornou empreendedor, otimizando o tempo gasto em cada tarefa.

Determinação é essencial

Quando os filhos já estavam na faculdade, a mãe de Buhrdorf voltou para a universidade para cursar psicologia. Ela estava determinada a se desenvolver e crescer pessoalmente e profissionalmente. Ele afirma que a curiosidade e a vontade de aprender também são qualidades importantes para empreendedores serem capazes de perceber e solucionar problemas.

Encontre o seu ponto forte

Buhrdorf aprendeu com a mãe a se especializar em uma habilidade. Ela, por exemplo, sabia reformar casas e instalar papel de parede. Antes de trabalhar como corretora de imóveis, ganhava a vida fazendo reformas ao lado do marido e sempre pedia ajuda aos filhos.

Ele percebeu que é possível ganhar dinheiro de forma autônoma, empreendendo, principalmente quando se descobre no que é bom e consegue se destacar de outros empreendedores da área.

Tenha empatia

Mães são grandes modelos de empatia, mas esta qualidade também é notada em bons empreendedores. É muito importante conseguir entender as necessidades dos clientes e dos funcionários para criar uma dinâmica de trabalho saudável ao gerenciar um negócio.


Fonte : https://revistapegn.globo.com/