Câmara de Montenegro - Fechamento dos serviços públicos nos feriadões



Câmara de Montenegro - Fechamento dos serviços públicos nos  feriadões


Assunto foi debatido com Fabrício Coitinho, vice-presidente de Indústria, Comércio e Prestação de Serviços da ACI Montenegro/Pareci Novo, e o gerente de Contratos e Convênios, Sílvio Kaél, representando o Executivo.

Uma reunião para tratar sobre o funcionamento dos serviços públicos durante os feriados aconteceu nesta quarta, 15, na Câmara, proposta pelo gabinete do vereador Gustavo Oliveira (PP). A falta de atendimento em algumas repartições municipais durante o último feriadão de Tiradentes acabou ocasionando muitos transtornos para a população montenegrina. “Muitas reclamações a respeito do fechamento da farmácia, na SMS, e creches municipais chegaram até o nosso gabinete”, destacou Oliveira. O questionamento do parlamentar é como vai ser o funcionamento dos serviços públicos, principalmente os essenciais, tendo em vista os próximos feriados.

Escolas Municipais – Sobre o fechamento das escolas, principalmente as de educação infantil, o vereador lembrou que a maioria dos pais de alunos não tem feriadão. Citou, inclusive, o feriado prolongado de Corpus Christi, amanhã, 16. Na sexta-feira as escolas vão parar. “As crianças não têm para onde ir, não poderão frequentar a creche, a escola. Isto prejudica toda uma rede familiar e de trabalho”. Cita também as reclamações, na época, devido ao fechamento da Farmácia e a não realização de atendimentos médicos, considerando que, por se tratarem de serviços essenciais, deveriam atender sem nenhuma paralisação.

De acordo com Fabrício, representante da ACI, foram feitas diversas observações por parte de associados da entidade, com relação ao fechamento das escolas nos feriados, pois com os filhos em casa, os funcionários acabavam também tendo que ficar. “O feriado já reduz o tempo útil para as vendas, isto se reflete principalmente para o comércio, que acabou ficando sem os seus funcionários durante dois ou três dias, devido ao fechamento das escolas. Isto pesou muito”.

Outro aspecto lembrado por Fabrício foram as reclamações pela falta de serviços na área da saúde. “Chegaram a nós queixas, não sobre a paralisação de serviços essenciais, como o das remoções, mas quanto à falta de funcionários para atuarem no suporte”. Segundo ele, “estas foram as duas principais observações que recebemos dos associados, sendo que impacta diretamente no comércio as escolas estarem fechadas”.

Minimizar impactos - O representante da prefeitura, Sílvio Kaél, disse que, com relação ao Corpus Christi, a prefeitura determinou que não houvesse paralisação durante os quatro dias, apenas no feriado de quinta. Estará atendendo normalmente nesta sexta-feira, exceto às escolas. O calendário escolar já está definido para o ano de 2022. Para 2023, certamente, algumas coisas serão revistas, acrescenta. Já outros setores, como Administrativo, Saúde e os demais, abrirão normalmente.

Fabrício lembrou que durante a pandemia, já houve todo um esforço para que estes serviços fossem mantidos, defendendo que haja apoio para que os trabalhos essenciais funcionem de uma forma que atenda minimamente a população. Sílvio Kaél salientou que vai levar à Administração o anseio de se ajustar da melhor forma possível o calendário escolar para o ano que vem.

A ideia é a de que se consiga minimizar, da melhor forma, qualquer efeito que possam ter nestes feriados. “O funcionamento dos serviços é importante para que a gente consiga ter uma vida normal, e que toda a população consiga usufruir deles”, frisou o vereador.