Sábado 19/03/2022 terá vacinação exclusiva para crianças em Montenegro RS




 Sábado 19/03/2022 terá vacinação exclusiva para crianças em Montenegro RS


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montenegro promove, neste sábado, mais um dia especial de vacinação de crianças contra a Covid-19. Serão imunizados os pequenos na faixa etária de 5 a 11 anos, com as doses 1 e 2, sem agendamento.

A aplicação acontecerá das 8h às 12h na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro e na sede da Secretaria Municipal de Saúde, por ordem de chegada. Lembrando que a criança precisa aguardar 20 minutos na unidade após a injeção. É obrigatório que o vacinado esteja acompanhado de um familiar maior de idade que apresente a documentação necessária: caderneta de vacina da criança e CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou cartão SUS (Serviço Único de Saúde).

Segundo a chefe do setor de Imunizações, Nicole Ternes, é necessário intervalo de 15 dias entre a vacina do Covid-19 e demais vacinas. “Em caso de contato com Covid, é preciso aguardar 28 dias após o resultado do exame positivo. Sem contar que não serão vacinadas crianças com sintomas gripais”, enfatiza Nicole.

Durante a semana, a vacinação segue acontecendo nos postos da Germano Henke e Industrial. Essas, no entanto, apenas por agendamento pelos telefones 3632-0138 ou 99828-3404. “É importante que os pais aproveitem esse dia para levarem seus filhos para vacinar. A vacina não só reduz a transmissão da Covid-19, como previne casos graves e mortes, ajuda na imunização indireta”, salienta Nicole. Apesar da publicação do decreto que libera o uso de máscara no município, como se trata de um serviço de saúde, o uso da proteção segue obrigatório nas unidades médicas.