Rua Ubirajara Pires em Montenegro




Ubirajara Pires recebe homenagem do Legislativo

O tradicionalista Ubirajara Pires recebeu, na noite de hoje, uma homenagem póstuma da Câmara de Vereadores de Montenegro através do gabinete da vereadora Camila de Oliveira (Republicanos). A Rua nº 5, do Loteamento Eco City Panorama, passa a partir de hoje a ser reconhecida como “Ubirajara Pires”.

Natural de Palmeira das Missões, ele também morou nos municípios de Frederico Westphalen, Santo Augusto e Uruguaiana, onde prestou serviço militar. Aos 13 anos, em 1956, ele inicia sua trajetória no tradicionalismo ao participar da criação de um CTG na cidade de Frederico Westphalen. Seu nome consta na lista de fundadores do CTG Alferes Epifânio.

Além do envolvimento com o tradicionalismo, Ubirajara também foi jogador de futebol em times de Passo Fundo, Lagoa Vermelha e de Francisco Beltrão, no Paraná, atuando como atacante nestas equipes. No entanto, uma lesão, aos 25 anos, tirou “Bira”, como é popularmente conhecido, dos gramados.

Em setembro de 1967, o tradicionalista conheceu a cidade de Montenegro. Na ocasião era funcionário da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e, nesta condição, acabou pegando a estrada novamente em 1971. O retorno a Montenegro aconteceu em 1982. Bira era casado com Nelci e pai de cinco filhos: Luiz Eduardo, Ubiraci, Cristina, Cristiano e Patrícia. Além deles, o casal também criou mais duas crianças, Marcos e Maria Schons.

Entre as homenagens, recebidas ainda em vida, está a da Semana Farroupilha de Montenegro, de 2019, onde o seu papel e sua história como tradicionalista foram reconhecidos no município.

Além do meio tradicionalista, Bira ocupou cargos políticos na administração pública como chefe do setor de aterro sanitário e, em 2020, concorreu nas eleições municipais ao cargo de vereador pelo PTB.
“Aqui vão enterrar meus ossos”. A declaração, dada em uma entrevista em 2019, se cumpriu. Bira faleceu no dia 15 de junho de 2021, aos 77 anos de idade, deixando um legado em defesa do Tradicionalismo.