Rua José Romário Pintado de Oliveira e Roberto Krug

 


Rua José Romário Pintado de Oliveira e Roberto Krug

Homenagens: José Romário de Oliveira e Roberto Krug vão ceder os nomes a ruas de Montenegro

Nesta quinta-feira serão votados dois projetos que denominam ruas de Montenegro. Uma na cidade e outra no interior. Em ambos os casos, os homenageados fizeram muito por Montenegro.

A denominação de ruas é algo tão comum que às vezes as pessoas não se perguntam de onde vem aquele nome ou quem atribuiu e de que forma isso foi feito. Esta é uma das funções mais criticadas pela população entre as funções exercidas por um vereador. A relevância e predominância de matérias com esse teor são contestadas por parte da população, que considera o tema irrelevante. No entanto, esse nome é importante para quem precisa dar um endereço, seja no ato de uma compra ou para ter acesso a serviços como água e luz.

Nesta quinta-feira serão votados dois projetos que denominam ruas de Montenegro. Uma na cidade e outra no interior. Em ambos os casos, os homenageados fizeram muito por Montenegro. José Romário de Oliveira e Roberto Cristiano Krug irão emprestar seus nomes a estas vias públicas.

José Romário de Oliveira, ou Pintado, como era popularmente conhecido, nasceu na localidade da Costa da Serra, Montenegro-RS, no dia 28 de Junho de 1933. Era o quarto filho de Maria Dorcelina de Oliveira e Dorval Melo. Casado com Agler, era pai de três filhos e irmão do ex-vereador Edgar de Oliveira. De quem era sócio na Padaria e Panificadora Oliveira, em frente ao HM, na Rua Osvaldo Aranha. Faleceu no dia 31 de Julho de 2021 vítima de Parada Cardíaca.

Também da Costa da Serra, o outro homenageado é Roberto Cristiano Krug. Agricultor e barbeiro, era filho de Jacó Edmundo Krug e de Ermina Otilia Krug, e casado com Erna Irma Krug e pai de dois filhos. Foi um dos fundadores da capela funerária local e que era comum a igreja católica e evangélica. Ele faleceu no dia 15 de outubro de 1993 aos 68 anos, dos quais 50 anos foram dedicados às duas profissões.

Saiba mais – Para definição do nome da rua, a iniciativa pode partir dos próprios vereadores, mas há necessidade de referendo dos moradores, através de um abaixo-assinado, além da informação do setor responsável da Administração Municipal que certifica a via pública que vai ser denominada. Segundo a legislação que disciplina a denominação de ruas, os nomes das ruas têm, preferencialmente, identificação de pessoas falecidas, datas, fatos históricos e outros ligados à vida nacional.