Preços de alimentos batem recorde em fevereiro




Preços de alimentos batem recorde em fevereiro


Os preços mundiais de alimentos atingiram um recorde em fevereiro, saltando 24,1% em relação ao ano anterior, liderados por um aumento nos óleos vegetais e laticínios, disse a agência de alimentos da ONU hoje (4).

O índice de preços de alimentos da FAO (sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), que acompanha as commodities alimentares mais comercializadas globalmente, teve média de 140,7 pontos no mês passado, contra 135,4 pontos revisados para baixo em janeiro. Esse número foi dado anteriormente como 135,7.

Os preços mais altos dos alimentos contribuíram para um aumento mais amplo da inflação à medida que as economias se recuperam da crise do coronavírus, e a FAO alertou que os custos mais altos estão colocando em risco as populações mais pobres em países dependentes de importações.

O economista da FAO Upali Galketi Aratchilage disse que as preocupações com as condições das safras e as disponibilidades de exportação forneceram apenas uma explicação parcial para o aumento dos preços globais dos alimentos.


“Um impulso muito maior para a inflação dos preços dos alimentos vem de fora da produção de alimentos, particularmente dos setores de energia, fertilizantes e rações”, disse ele. “Todos esses fatores tendem a comprimir as margens de lucro dos produtores de alimentos, desencorajando-os a investir e expandir a produção.”


Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-money/2022/03/precos-de-alimentos-batem-recorde-em-fevereiro-diz-agencia-da-onu/