Comunicamos com pesar o falecimento do nosso amigo, prefeito de Tupandi José Hilário Junges



Comunicamos com pesar o falecimento do nosso amigo, prefeito de Tupandi José Hilário Junges

O Vale do Caí perdeu, nesta segunda-feira, uma de suas grandes lideranças políticas. Vítima de problemas cardíacos, faleceu no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o prefeito de Tupandi, José Hilário Junges, de 77 anos. Ele iniciou sua extensa e vitoriosa trajetória em Montenegro, onde ocupou o cargo de vereador entre 1977 e 1982. O prefeito Gustavo Zanatta está decretando luto oficial na cidade por três dias em homenagem a quem considera um “exemplo de homem público”.

“Em 15 de janeiro do ano passado, logo depois de assumir, tive o prazer de receber o seu Hilário no gabinete, numa visita de cortesia. Por cerca de meia hora, conversamos sobre a integração das cidades da região e sobre sua carreira política. Cada frase dele era marcada pela experiência e pela sabedoria”, recorda Zanatta. “Sua morte é uma grande perda para a nossa região.”

Depois de encerrar seu mandato como vereador, Junges foi eleito o primeiro prefeito de Bom Princípio, que acabava de se emancipar de Montenegro, cidade-mãe da maioria das comunidades do Vale do Caí. Mais tarde, quando chegou a vez de Tupandi buscar a sua autonomia política, ele concorreu ao Executivo lá também. Exerceu a função pela primeira vez entre 1993 e 1996 e voltou a se eleger em 2000 e em 2004. O quarto e atual mandato foi conquistado em 15 de novembro de 2020.

Foto: Fato Novo