A CORSAN não polui: Ela trata a água poluída


A CORSAN não polui: Ela trata a água poluída

De onde vem a poluição


A água que pode ser consumida sem risco para a saúde está extinta na Terra. Isso se deve ao fato que, com o passar dos anos, esse bem tão importante para toda espécie de vida, vem sendo ameaçada pela poluição.

É interessante saber como e porque isso vem ocorrendo, e tomar medidas para a prevenção. Mas primeiro vamos saber o que seria uma água potável, ou seja, própria para o consumo.

Para ser considerada potável, a água tem que atender a determinados requisitos quanto a sua natureza física, química e biológica.

Requisitos físicos: Não possuir cheiro algum (inodora), nem sabor (insípida) e nem cor (incolor).

A poluição causa alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e o pior, no sabor da água. Mas o que provoca essas alterações nos aspectos físicos da água?

A decomposição da matéria orgânica lançada nos rios, isto é, animais ou plantas apodrecidas podem alterar o cheiro da água. E mais: o esgoto, óleo queimado, produtos de limpeza (detergentes), etc. Quando a água apresentar aspecto leitoso em sua cor, ou cor escura acinzentada, corre o risco de conter restos industriais. Essa coloração na água é chamada de turvação ou turbidez.

Requisitos químicos: sob o ponto de vista químico, alterações na potabilidade da água podem ocorrer devido à presença de tóxicos como chumbo, cádmio, arsênico, e metais pesados como o mercúrio. Podem ocorrer excessos ou ausências de cálcio e magnésio.

Requisitos biológicos: a água para ser considerada biologicamente potável, não pode conter organismos patogênicos que são os causadores de doenças.

O homem usa a água para diversas finalidades:

Necessidades domésticas: para beber, preparar alimentos, cuidar da higiene pessoal, etc. Como uso público é utilizada para a limpeza e irrigação de parques e jardins, prevenção de incêndios, e na recreação (piscinas), etc.

Na indústria, a água é usada para gerar energia, mover máquinas, fabricar bebidas e alimentos, etc.

No meio rural é utilizada para a irrigação de plantações e a criação de animais.

Com toda essa utilização, a água é em parte aproveitada e em parte dá origem a diversos resíduos. Em quantidades pequenas, eles são decompostos pela ação de microorganismos. Por outro lado, a quantidade excessiva de resíduos provoca uma degradação das bacias fluviais e das costas, impossibilitando a vida nessas águas.

Em síntese, os responsáveis pela poluição da água tornando-a imprópria à vida, vegetal e animal e também para o consumo público, agrícola e industrial são:

- Acidentes marítimos envolvendo o petróleo, esse pode vazar de poços submarinos e de navios, e provocar acidentes biológicos prejudicando enorme quantidade de plantas, peixes e aves marinhas;

- A ausência de tratamento de esgotos domésticos e industriais. Esses esgotos chegam aos rios e lagos, poluindo os. A solução seria o tratamento, mas como é um pro¬cesso muito caro é ainda pouco usado em nosso país;

- Os agricultores usam os fertilizantes agrícolas nas plantações que são carregados pelas águas das chuvas;

- Os materiais orgânicos sintéticos que são lançados nos lagos, rios e mares como plásticos, detergentes, sol¬ventes, tintas, inseticidas etc.;

- O lançamento de compostos inorgânicos nos lagos, rios e mares feito pelas indústrias, como ácidos, bases e sais. Os que oferecem maiores perigos são os com¬postos de metais pesados (Cu, Zn, Pb, Cd, Hg etc.), temos um exemplo: a poluição de mercúrio, provocada por garimpeiros que buscam ouro.

Aterro Ilegal

Aterros ilegais são outros causadores da poluição

A grande concentração humana nas cidades também é responsável por uma parte importante da contaminação. Ali surgem verdadeiros rios de esgoto que arrastam resíduos sólidos.

E lembrem-se, à primeira vista as águas podem se apresentar puras, mas nem todas são potáveis. Por isso é importante que tenha conhecimento da água que você está consumindo, tome cuidado com águas de cisternas e minas. É indispensável que ela passe por um tratamento prévio.

Por Líria Alves

Graduada em Química

Fonte: Brasil Escola