Sindicato faz manifestação e é recebido pelo Prefeito Talis Ferreira para debater reajuste dos Professores em Montenegro



Sindicato faz manifestação e é recebido pelo Prefeito Talis Ferreira para debater reajuste dos Professores em Montenegro




Reunião debate reajuste aos professores da rede municipal

O Sindicado dos Profissionais da Educação dos Sistemas Municipais de Ensino de Montenegro e Pareci Novo (SINPEDU) realizou uma manifestação em frente à Prefeitura Municipal na tarde desta segunda-feira (07). Quatro representantes foram recebidos no gabinete pelo prefeito em exercício, Talis Ferreira.

Participaram ainda do encontro o secretário da Fazenda, Antônio Filla, o procurador Geral, Alexandre Muniz de Moura, o chefe de Gabinete, Renan Boos, o secretário Geral, Vladimir Gonzaga, a secretária da Administração, Ingrid Lerch, a secretária da Educação e Cultura, Cíglia Silveira e os vereadores Paulo Azeredo (PDT) e Fabrícia de Souza (Progressistas).

Os professores, liderados pela vice-presidente do sindicato, Monaliza Furtado, apresentaram uma pauta solicitando o cumprimento do reajuste do piso nacional do magistério, anunciado pelo Presidente Jair Bolsonaro, de 33,24%. Entretanto, Ingrid Lerch explicou que o reajuste ainda não foi publicado no diário oficial da União.

O secretário da Fazenda esclareceu que hoje o pagamento da folha de todo o funcionalismo compromete 48,78% da receita corrente líquida. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, quando o índice chega a 51,3% entra no limite prudencial e mais de 54%, o Tribunal de Contas pode determinar demissões e restrições de diversos pagamentos. Filla apontou que o pagamento integral do reajuste no piso é praticamente impossível para grande parte dos municípios do país.

Nos próximos dias, a Prefeitura vai encaminhar ao Legislativo o projeto prevendo a reposição salarial de 10,06% a todo o funcionalismo. Para seguir debatendo a questão do piso nacional e o plano de carreira dos professores, uma nova reunião foi agendada para a próxima quarta-feira (09).

O prefeito em exercício ressaltou o diálogo estabelecido com o sindicato. “Estamos dando continuidade à forma de agir do prefeito Zanatta. Com o diálogo, todas as partes dão a sua versão e construímos alternativas viáveis”, reforçou Talis Ferreira.