Comunidade é contra a instalação de lixo tóxico na localidade de Pesqueiro

                                                    Foto: Proamb

Comunidade é contra a instalação de lixo tóxico  na localidade de Pesqueiro



Na noite desta terça-feira, 22, aconteceu uma audiência pública sobre a instalação da central de disposição de resíduos industriais da Proamb na localidade do Pesqueiro. A reunião aconteceu no pavilhão ao lado da Igreja da comunidade e foi transmitida pelo canal do YouTube da Fepam.

Os vereadores Ari Müller (PP), Felipe Kinn da Silva (MDB), Paulo Azeredo (PDT) e Juarez Vieira da Silva (PTB) participaram da reunião. “Posso afirmar, sem medo de errar, que 100% das pessoas presentes estão contra a implantação da Central de Recebimento e Destinação de Resíduos Industrial. Da mesma forma, os participantes da audiência de via online se manifestaram contrários ao recebimento da empresa”, frisou o legislador Juarez.

Um dos argumentos, dos moradores que são contrários à instalação da empresa, é o impacto ambiental causado na localidade que tem muitas propriedades rurais, arroios e é banhada pelo rio Caí. Além disso, alegam que houve falta de diálogo entre a empresa com a comunidade que souberam só agora do processo de licenciamento ambiental da Proamb.

Da mesma forma aconteceu com os vereadores que estavam em busca de informações sobre o processo aberto na prefeitura em maio de 2020, autorizado pelo então secretário Adriano Chagas, responsável pela pasta do Meio Ambiente no município. “Esse aterro pode trazer graves problemas ao nosso meio ambiente, rios, flora e fauna, além de ser prejudicial para a saúde pública em geral”, destacou o vereador Felipe, que também é contra o projeto.

O presidente do Legislativo, vereador Talis Ferreira (PP), se posicionou contra a instalação da Proamb. “Sou totalmente contra a instalação. É lamentável o que está acontecendo”, ressaltou.

A Fepam ainda está ouvindo a comunidade.

A instituição está recebendo até o dia 01 de março, através do e-mail rsi-montenegro@fepam.rs.gov.br participações da comunidade sobre a instalação ou não da empresa no Pesqueiro.