PUC/RS - Incentivo a atitude empreendedora interdisciplinar e da inovação



PUC/RS - Incentivo a atitude empreendedora interdisciplinar e da inovação


Idear promove formação online e gratuita sobre competências empreendedoras

Trilha desenvolvida pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo de Inovação da PUCRS incentiva a descoberta do propósito em formato de game

EMPREENDEDORISMO

Trilha da Descoberta do Propósito, Idear, empreendedorismoPara incentivar o desenvolvimento de competências empreendedoras, a PUCRS, por meio do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo de Inovação da PUCRS (Idear), está promovendo uma formação gratuita e aberta para todos os públicos, com 600 vagas disponíveis. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31/01, pelo site.

Desenvolvida em parceria com a Coordenadoria de Graduação Online (PROGRAD-EAD), a Trilha da Descoberta do Propósito é uma experiência interativa e inovadora. Em formato de game, a aventura de aprendizado também contar como 20 horas complementares.

Participante da primeira edição, Paloma Cogo, aluna do curso de Nutrição da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, destaca que a experiência trouxe novos aprendizados. “Durante a Trilha eu conheci novas ferramentas e tive reflexões importantes sobre o meu perfil como empreendedora. Também tive a oportunidade de aprender sobre como estruturar uma ideia e como montar uma equipe para transformar essa ideia em realidade. Foi uma aventura muito interessante, que eu recomendo”.

Coordenadora do Idear, a professora Naira Libermann ressalta a importância da descoberta do propósito para a trajetória profissional. “Na Trilha, os participantes passam a refletir sobre como podem se tornar profissionais propositivos e gerar impacto na sociedade. A intenção estratégica dessa ação é que quando falamos de propósito, estamos falando de escolhas. É muito importante que estudantes e profissionais tenham em suas carreiras significados para sua vida pessoal e que possamos formar cidadãos com propósito”.

Os caminhos

PUCRS conta com seviços que potencializam competências empreendedoras

A Trilha da Descoberta do Propósito acontece de forma online, com acesso pela plataforma Moodle. Dividida em cinco fases, a experiência possui desafios que estimulam o desenvolvimento de competências empreendedoras e a descoberta do que faz seu coração bater mais forte.

Durante a jornada, você poderá percorrer cada capítulo quando e onde quiser, com até dois meses para concluir o caminho. Além do conteúdo assíncrono, a formação contará com fóruns para bate-papos sobre a experiência, integração entre os/as participantes e esclarecimentos de dúvidas.

Integrante do Idear e uma das responsáveis pelo desenvolvimento da Trilha, a professora Gabriela Kurtz explica que a jornada foi pensada para proporcionar aos participantes uma experiência inovadora de aprendizagem. “Nos inspiramos nos games e novelas visuais (visual novels), com vários elementos de jogos de RPG (role-playing games, ou jogos de interpretação de papéis) para criar uma narrativa imersiva. Cada participante vai ter a oportunidade de ser protagonista, ampliando muito o autoconhecimento“, destaca.

Competências empreendedoras

É importante lembrar que empreender não é apenas abrir um negócio, mas sim promover um impacto positivo na sociedade! Empreender é ser capaz de identificar oportunidades e propor soluções, com a criação de produtos, serviços ou projetos para resolver problemas do mundo. A materialização do empreendedorismo pode ser a criação de empresas, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ou projetos de inovação dentro das organizações já existentes. Mas em todas essas possibilidades, a premissa sempre será a mesma: gerar valor para as pessoas e para o mundo. E para isso, desenvolver habilidades é o primeiro passo.

As competências empreendedoras são uma necessidade cada vez maior em todas as áreas e, para quem quer promover impacto social, conquistar essas habilidades é ainda mais imprescindível. Pensando nisso, a Trilha da Descoberta do Propósito também contribui para o desenvolvimento pessoal de quem busca dar um passo a mais nesse caminho.

Professora do curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e integrante do Idear, Roberta Motta aponta as diferentes competências que poderão ser conquistadas ao longo da jornada.

“Durante a experiência, serão desenvolvidas a auto-observação, a autonomia, a reflexão e o pensamento crítico sobre atitudes, emoções e comportamentos. Além disso, também será exercitado o trabalho colaborativo a partir da interação com outras pessoas e áreas do conhecimento e planejamento estratégico para alcançar metas e objetivos”, comenta Roberta.

Sobre o Idear

O Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS fomenta e sensibiliza estudantes, docentes e a comunidade para o empreendedorismo por meio de atividades, eventos, oficinas e maratonas.

O Idear incentiva a atitude empreendedora interdisciplinar e da inovação com impacto positivo na sociedade. Fazemos isso reunindo todas as áreas do conhecimento em prol da formação de pessoas que proponham soluções que possam mudar o mundo.