O racionamento de água já é uma realidade




O racionamento de água já é uma realidade


Pelo segundo ano consecutivo, o Rio Grande do Sul enfrenta forte estiagem no período da primavera e do verão.

 As chuvas são cada vez mais escassas e mal distribuídas, o que levou em torno de 120 cidades gaúchas a publicarem decretos de situação de emergência. Culturas como a do milho e da soja apresentam perdas significativas e a redução do nível dos rios ameaça o abastecimento em algumas regiões.

 O racionamento de água já é uma realidade em dezenas de cidades e pode chegar a Montenegro se a comunidade não colaborar, evitando os desperdícios.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, atenta aos riscos, faz um pedido pelo uso racional da água. O titular da SMMA, José Clébio Ribeiro da Silva, lembra que a economia deveria ser uma prática diária, independente das condições do clima, considerando os custos do tratamento. “Num período de intenso calor, onde o consumo é maior nas casas, é preciso redobrar a atenção para que não seja necessário apelar ao racionamento”, reforça.

Para alertar a comunidade, a Secretaria preparou uma lista com orientações. Vão desde o uso de baldes ao invés de mangueiras para lavar o carro e a calçada, até o simples hábito de fechar a torneira enquanto se escova os dentes. “São ações simples que vão reduzir o consumo e também o valor da conta no final do mês”, acrescenta Clébio.

Dicas de economia

1. Tome banhos rápidos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cinco minutos é o tempo ideal para conseguir se lavar adequadamente e obter um uso sustentável de água e energia.

2. Não deixe as torneiras pingarem

Na maioria das vezes, trocar a borrachinha da torneira, custo máximo de R$ 5,00, resolve o problema. Um mês de torneira pingando pode gerar um desperdício de até 1.300 litros de água.

3. Deixe a louça de molho

Use uma bacia grande ou feche a pia da cozinha e encha com água. Deixe as louças por um tempinho lá, de molho. Depois, será muito mais fácil – e econômico – lavá-las.

4. Armazene a água da chuva

Use baldes, tonéis ou bacias para armazenar a água da chuva, que serve para regar as plantas, limpar a casa, lavar o carro, o quintal, a área de serviço ou até dar um banho no seu cachorro. Mas entre a coleta e o uso, mantenha os recipientes tampados para não se tornarem focos de mosquitos.

5. Hora certa para as regas

Você sabia que as plantas absorvem mais água nos horários mais quentes? Então, aproveite para fazer a rega nos horários com as temperaturas mais amenas, como a noite ou as manhãs.

6. Nada de mangueira no quintal

Abandone a mangueira e abrace a vassoura e o balde. Além de economizar água, você já se exercita.

7. Torneira fechada sempre

Na hora de se barbear ou escovar os dentes, nada de deixar a torneira aberta eternamente. Só abra quando realmente precisar da água.

8. Verifique canos e possíveis vazamentos

De gota em gota, um vazamento pode desperdiçar cerca de 45 litros de água por dia! Então, de vez em quando, dê uma geral nos canos da sua casa, para evitar esse gasto.

9. Lave o carro com balde

O processo de limpeza é simples e, com organização, você pode gastar o mesmo tempo que levaria com a mangueira.

10. Economize nas descargas

Prefira os modelos de duplo acionamento: um mais fraco e outro mais forte. Há também a possibilidade de regular a válvula da descarga, diminuindo a pressão da água e, consequentemente, o consumo.

11. Fique de olho na caixa d’água

Ao encher a caixa d´água, atente-se para que ela não transborde.

12. Um dia certo para lavar roupas

Defina um dia na semana para lavar as roupas de casa. Separe por grupos (brancas, escuras, coloridas e delicadas) e lave tudo em um dia só.

13. Reutilize a água da máquina de lavar

Você pode reutilizar a água da lavagem das roupas para passar um pano na casa, lavar o quintal ou a calçada.

14. Use a capacidade máxima dos eletrodomésticos

Deixe acumular roupas até haver o suficiente para encher a máquina e lave tudo de uma só vez. Vale também para máquinas de lavar louças.

15. Aprenda a ler o hidrômetro

Feche todos os registros da casa e, em seguida, verifique o hidrômetro. O certo é o ponteiro estar imóvel. Caso ele esteja se mexendo, é sinal de que tem vazamento na sua casa. Aí, o passo seguinte é procurar um profissional para localizar e consertar o problema.

16. Limpe antes de lavar

Antes de colocar a louça para lavar (na pia ou na lava-louças), limpe bem os pratos, raspando cada cantinho e restinho de alimentos que tenha sobrado.

17. Use acessórios para ajudar na economia

Regador, esguicho-revólver, aerador, redutor de pressão, arejador…. Essas peças servem para serem acopladas na ponta da torneira ou da mangueira, reduzindo o volume e a pressão da água.

18. Feche o registro!

Nas férias e feriadões, antes de sair de casa, feche todos os registros. Além de evitar possíveis vazamentos, é uma medida de segurança.

19. Deixe um balde no chuveiro

A maioria das pessoas gosta de tomar banho com a água morninha ou quente. Mas a água demora um pouquinho para ficar na temperatura ideal para cada um. Por isso, o balde é um ótimo aliado nesse momento, para recolher a água fria, que normalmente vai para o ralo e pode ser usada posteriormente.

20. Diminua o pano úmido

Se essa sua rotina é para eliminar os pelos do seu amiguinho de estimação, vale a pena investir em um aspirador.

21. Escolha plantas que necessitam de pouca água

Se você não abre mão de ter um cantinho verde em casa, ainda pode optar por espécies que não exigem tanta rega, como cactos e suculentas.

22. Cuide da sua piscina

Aprenda como limpar a piscina corretamente para evitar o descarte de todo aquele volume de água, muitas vezes sem necessidade. Uma outra dica para preservar a água é cobrir a piscina com uma lona: além de manter a água limpa, evita a evaporação.

23. Lave frutas e verduras sem desperdício de água

Seus legumes, frutas e verduras podem ser lavados em uma bacia. Use uma escova vegetal para limpar os alimentos e remover sujeirinhas e terra, e deixe as hortaliças de molho em uma solução clorada, disponível em praticamente todos os supermercados.

24. Gotejamento para hortas

Nesse tipo de irrigação, você não precisa se preocupar com sua plantinha caso esqueça de regá-la, e o gotejamento permite que a planta não fique nem seca e nem encharcada demais.

25. Cozinhe com menos água

Se for cozinhar alguns legumes, não precisa encher uma panela em sua capacidade máxima, basta cobri-los com água, ou seja, um ou dois dedos acima deles.

26. Use a água do ar condicionado

A água que fica pingando do aparelho pode ser recolhida num balde e usada para regar as plantas, por exemplo. Não esqueça de manter a manutenção do seu aparelho em dia, para evitar gastos (de água e energia) desnecessários.

27. Não jogue lixo no vaso sanitário

Pode parecer óbvio, mas não jogue absorventes no vaso sanitário, nem cinzas de cigarro. O ideal mesmo é que nem o papel higiênico vá descarga abaixo. A eliminação desses materiais requer muita água e geralmente resulta em entupimentos.

28. Não encha a banheira

Não tem necessidade de encher a banheira (de adulto, hidromassagem ou até de crianças) por completo. Para um banho relaxante e gostoso, bastam 2/3 (ou um pouco mais da metade).

29. Lave roupas à mão

Apesar de exigir certo esforço e não ser muito prático no dia a dia, quem quer economizar deve lavar todas as peças de roupas que forem possíveis à mão — incluindo roupas menores ou delicadas, que naturalmente necessitam de mais cuidados.

30. Não corte muito a grama

Você sabia que quanto maior a grama, mais profundas são suas raízes? E quanto mais longas suas raízes, menos elas precisam de rega. Então, na hora de cortar a grama, deixe que ela fique um pouquinho mais alta.

31. Apenas um enxágue

A maior parte dos programas de lavagens da máquina de lavar roupa sugere dois ou mais enxágues, mas não tem necessidade de fazê-lo. Programe apenas um enxágue e coloque amaciante o suficiente para o programa escolhido.

32. Comece pelas crianças

Ensine as crianças, desde pequenas, a economizar água, para não se tornar uma tarefa chata ou uma obrigação.

33. Feche a torneira do tanque

A torneira não precisa ficar aberta enquanto você ensaboa, esfrega ou torce as peças de roupas.

34. Leve as panelas para a mesa

No dia a dia, leve a própria panela para a mesa. Sujando menos utensílios, você gasta menos água.

35. Use o vapor a seu favor

Há no mercado vários aparelhos de limpeza que funcionam com vapor. Com apenas um pouco de água em um compartimento, a pressão e a temperatura se elevam e o resultado é o vapor, que remove a sujeira sem nenhuma dificuldade.

36. Use o mesmo copo para tomar água

Se toda hora você vai até o filtro e toma um copo de água, qual a finalidade de pegar um copo novo em todas as vezes? Para cada copo usado, são necessários mais dois copos de água para lavá-lo. Portanto, use o mesmo copo o dia todo.

37. Jardim X Cimento

Se possível, prefira ter um jardim em vez de uma área cimentada. Dessa forma, você favorece a infiltração da água da chuva no solo, e já economiza na rega.

38. Use regador

Se tiver um jardim, um canto da casa ou o quintal cheio de vasos, adote o regador em vez de usar a mangueira. Essa é mais uma forma de economizar água: ela vai diretamente para o vaso, ao contrário da mangueira, que deixa muita água pelo chão.