Centenário de Leonel Brizola ganha homenagens no RJ

 



Centenário de Leonel Brizola ganha homenagens no RJ

Um dos políticos que escreveram o nome na história do país, se vivo fosse, completaria 100 anos no próximo dia 22. Leonel de Moura Brizola, gaúcho de nascimento, mas carioca de coração, vai ganhar homenagens em vários pontos do país. Na capital do Rio de Janeiro, estado que governou duas vezes, em 1983 e 1991, a programação foi lançada nesta quarta-feira no Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul carioca.

O prefeito Eduardo Paes falou sobre a participação de Brizola em sua trajetória política. Presente ao evento, Leonel Brizola Neto ressaltou as obras realizadas no estado do Rio de Janeiro durante a gestão de seu avô e a facilidade com que ele lidava com a população.

Entre as ações comemorativas ao centenário de nascimento do político está o lançamento do documentário Anotações para uma história, Leonel de Moura Brizola, do cineasta e historiador Sílvio Tendler em uma coprodução com a RioFilmes, empresa de audiovisual ligada à prefeitura carioca.

Nascido em 22 de janeiro de 1922, no povoado de Cruzinha, no Rio Grande do Sul, Brizola morreu em junho de 2004, vítima de um edema pulmonar seguido de infarto.

Brizola entrou para política na década de 1940, eleito deputado estadual pelo PTB. A partir daí ocupou cadeira na Câmara Federal, foi prefeito de Porto Alegre e, depois, governador do Rio Grande do Sul.

Em 1962, transferiu seu domicílio eleitoral para a antiga Guanabara, onde se elegeu deputado federal.

A partir de 1964, viveu no exílio, retornando ao Brasil em 1979, quando fundou e presidiu o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Leonel de Moura Brizola seguiu ativamente na política até sua morte, incluindo a disputa da eleição presidencial de 1989. Por pouco não foi para o segundo turno.


Solimar Luz  da Rádio Nacional 


Fonte: Agência Brasil