Liberação dos Eventos Campeiros em Montenegro




Liberação dos Eventos Campeiros em Montenegro

Atendendo a uma solicitação do gabinete do vereador Paulo Azeredo (PDT), aconteceu na Câmara de Vereadores uma reunião que discutiu o retorno dos Eventos Campeiros e a regularização da Guia de Trânsito Animal. A reivindicação do legislador se deve ao fato de que, na região, vem acontecendo eventos, mas em Montenegro ainda não estão ocorrendo e uma das justificativas seria a falta da GTA. “Queremos saber o porquê de outros municípios da região conseguirem fazer seus eventos e nós, de Montenegro, não. Queremos uma resposta para esta situação”, frisou.

A reunião contou com a participação de integrantes do Executivo, Legislativo e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Uma das principais dúvidas levantadas foi sobre a questão da fiscalização e dos exames nos animais. De acordo com Márcia Conte, da SEAPDR, de Esteio, a secretaria estadual de Agricultura determina o status sanitário das doenças como a anemia e mormo, porém a vacinação e os cuidados com a saúde dos animais devem ser feita pelos donos. “Em 2015 tivemos muitos casos de mormo. Em 3 anos conseguimos diminuir, mas em 2019 tivemos um novo aumento e, neste ano, veio junto inúmeros casos de anemia. O animal doente, que comparece com o dono em um evento com mais animais, vai acabar contaminado os demais. E estes eventos clandestinos acabam fazendo com que as doenças fiquem fora de controle”, destacou Márcia.

O ponto principal apontado como determinante para a proliferação das doenças são as aglomerações e a falta de pedidos de liberação para eventos campeiros. Tiros de laço e rodeios estão entre os principais eventos que são considerados críticos, justamente por que se não há o cadastro do evento não se tem como fazer a fiscalização.

Também foi discutida a questão das multas que, hoje, giram em torno de R$ 60 mil, e são cobrados dos organizadores dos eventos quando não são cadastrados e há denúncia em relação a isso.

A ideia, a partir de agora, é unir esforços entre a inspetoria veterinária, Executivo e Legislativo para juntos trabalhar na conscientização entre os organizadores de eventos e donos de animais para que mantenham a saúde dos equinos em dia e, assim, poderem realizar seus eventos.