Secretaria da Saúde em Montenegro recebe implantes contraceptivos subcutâneo mais eficientes do mundo, com 99% de sucesso





Secretaria da Saúde em Montenegro recebe implantes contraceptivos subcutâneo mais eficientes do mundo, com 99% de sucesso

A Secretaria Municipal da Saúde está recebendo da Associação Brasil Sem Grades, como doação, 50 implantes contraceptivos subcutâneos para aplicação em mulheres em situação de vulnerabilidade social que desejam evitar gravidez indesejada. O dinheiro usado na aquisição – cerca de R$ 18 mil – é proveniente do Imposto de Renda pago por empresas parceiras da ONG. As mulheres atendidas serão selecionadas através dos serviços de saúde básica e assistência social do município.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Cristina Reinheimer, os implantes subcutâneos normalmente são inseridos embaixo da pele do antebraço. Após sua aplicação, o dispositivo começa a liberar, de forma contínua, o hormônio contido nele, enviando-o para a corrente sanguínea da mulher. “A função deste hormônio é bloquear as ações dos ovários, impedindo que ocorra a liberação de óvulos, e dificultar a mobilidade dos espermatozoides”, explica.

O implante subcutâneo é um dos métodos contraceptivos mais eficientes do mundo, com 99% de chances de sucesso. Além de seguro e eficaz, seu uso é conveniente, evitando os problemas que podem acontecer pelo esquecimento de tomar o anticoncepcional oral diariamente, ou realizar aplicações mensais. Além disso, não tem nenhum efeito relacionado à fertilidade da mulher. 

Por isso, se o desejo for desenvolver uma gestação, basta retirar o implante. Entre 76% e 100% das mulheres que utilizam este método contraceptivo conseguem engravidar no primeiro ano após sua remoção.