Apoio da Prefeitura para pequenas propriedades rurais de Montenegro



Apoio da Prefeitura para pequenas propriedades rurais de Montenegro

SMDR intensifica apoio a pequenas propriedades

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), através da Diretoria de Infraestrutura Rural, tem somado esforços para atender as demandas de pequenos produtores rurais de localidades do interior. Os principais pedidos se referem à cedência de horas máquina, para melhorias estruturais e nos acessos às propriedades. Incentivos como este são concedidos através do Programa Municipal de Desenvolvimento Rural. A ideia é estimular a emissão de notas do Talão do produtor, recursos que ingressam nos cofres municipais. Quem emite notas fiscais pode protocolar junto à SMRD a solicitação para os incentivos.

De acordo com o diretor de Infraestrutura Rural, Pedro Vargas da Silva, além das máquinas da Prefeitura, a terceirização, com a contratação de empresas para a execução dos serviços, tem sido uma importante aliada para o atendimento aos produtores.

Ivanir Krug planta bergamotas em Santos Reis. Depois de alguns anos, as árvores precisam ser substituídas, no que se chama de destocamento. Para isso, é necessário um trator de esteira. Após o serviço executado pela Prefeitura, Ivanir já projeta a próxima safra com mais qualidade. “O serviço ficou excelente. Nós conseguimos fazer muitas coisas sozinhos, mas essas máquinas não temos, precisamos desse apoio do poder público”, avalia Ivanir.

O destocamento também foi viabilizado em outras propriedades próximas, nas terras de Martin Maurer e João Mafaccioli. Outra importante ação garantiu estrutura de terraplanagem para a instalação do packing house (planta de beneficiamento) de frutas de Mauri Endres, também em Santos Reis.